A Feira Portelense do Livro (Feporli) iniciou na noite de quarta-feira, 14, no Centro Cultural Aurélio Porto e seguiu com as atividades até sexta-feira, 16, na Escola Estadual de Ensino Médio Sepé Tiaraju. O evento faz parte das comemorações do aniversário do Município de Tenente Portela, que neste ano completa seus 69 anos de emancipação político-administrativa e também em alusão aos 40 anos do educandário.
A autora homenageada desta edição é a escritora Aline Tatiane de Carli, filha de portelenses, com uma sólida formação acadêmica, graduada em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Frederico Westphalen e especialista em Psicanálise Humanista pelo Instituto de Psicanálise Humanista de Santa Maria, destacando-se como coautora da obra “Além da dor – uma jornada de cura das feridas da alma”. A autora conta uma parte de sua história de vida e superação e traz toda sua experiência e conhecimento para nos ajudar a refletir sobre a importância do equilíbrio emocional e espiritual no processo de reconstrução e cura do ser e do Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta as consequências devastadoras das recentes enchentes.
Além do foco literário, o tema “CÉU, SOL, SUL, TERRA E COR” ganhou os espaços de estudo e apreciação da feira, onde os alunos e professores expuseram o resultado do trabalho desenvolvido na escola, integrados a entidades e associações que vêm estabelecer parceria e agregar valor ao evento.
Mais uma vez, a Feporli foi marcada pelo protagonismo dos alunos e a emoção da comunidade que circulou pelos ambientes da feira em busca de conhecimento. O evento ocorreu de forma gratuita e reuniu visitantes locais e regionais.
A equipe diretiva da Escola Sepé Tiarajú agradece toda a comunidade portelense e regional pelo carinho, reconhecimento e participação. “Aos profissionais, alunos e pais que trabalharam incansavelmente e comprometidamente para que a feira acontecesse, nosso sincero muito obrigada. O evento foi um sucesso!”, comemora a diretora, Giovana Splendor Maciel.
Com informações da Escola Sepé Tiaraju.