Santo Antônio

0
Cônego Alexander Mello Jaeger

Santo Antônio nasceu com o nome civil de Fernando de Bulhões, em 15 de agosto de 1195 na cidade de Lisboa, Portugal. Faleceu em 13 de junho de 1231 em Pádua, Itália. Por isso é chamado tanto de Santo Antônio de Lisboa como Santo Antônio de Pádua. Filho de uma família nobre e rica foi educado inicialmente pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Aos 19 anos entrou no Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Teve a oportunidade de estudar muito, pois dispunha de uma biblioteca grande para a época, e tinha também tempo para a oração e o silêncio.

Depois de 2 anos foi transferido para Coimbra, um dos mais importantes centros de estudos em Portugal, onde permaneceu por 10 anos aprofundado seus conhecimentos e também recebeu a ordenação sacerdotal. Antônio estudou muito a Bíblia, os Santos Padres, o conhecimento científico de seu tempo e literatura clássica.

Desde 1220 fez muitas viagens em diversos países europeus. Nestas suas viagens conheceu o novo movimento religioso que se espalhava pelo continente que tinha o jovem Francisco de Assis como orientador. Iniciou a fazer parte dele e, em 1221 conheceu São Francisco que se impressionou com sua eloquência e cultura teológica. É nomeado mestre de teologia em Bolonha, Itália, e começa um itinerário de pregações em diversos lugares da Itália e França. No final de sua vida vai para Pádua onde falece ainda muito jovem em 13 de junho de 1231.

Apenas 11 meses depois de sua morte foi declarado Santo pelo Papa Gregório IX, pela sua grande fama de santidade. Em 1946 o papa Pio XII o declarou Doutor da Igreja com o título de “Doutor Evangélico”. A sua iconografia é Santo Antônio como o hábito franciscano, o cabelo cortado em forma de tonsura grande e tendo Jesus em suas mãos, que apresenta para quem o vê. Ele é o padroeiro dos pobres.

Para a Igreja católica a importância deste Santo reside no seu testemunho de pregador do Evangelho de Deus em qualquer circunstância. A sua palavra era tão eficaz, capaz de produzir conversões abandonando a caminho errado de milhares de pessoas, que após a morte sua língua não se corrompeu. É um sinal de Deus. Depois de 800 anos ela pode ser vista em um relicário que se encontra na Basílica de Santo Antônio na cidade de Pádua. Eu tive a oportunidade de verificar este relicário e prestar minha veneração a este Santo.

No Brasil é o segundo santo de maior dedicação. São 550 paróquias que o tem como padroeiro e 84 municípios que levam o seu nome. Em nossa cidade de Tenente Portela temos o Hospital que tem este título.
Santo Antônio, rogai por nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui