No domingo, 18, argentinos e brasileiros se unem para limpeza do rio Uruguai

Festa Provincial da Biodiversidade e Ecoturismo acontecerá neste final de semana, com ação de limpeza do rio no domingo

0
Lideranças da região estiveram na Argentina na última semana, para lançamento de mais uma atividade binacional (Foto: AMAPARU / Divulgação)

Rádio Alto Uruguai – Com o objetivo de enfrentar as mudanças climáticas e promover a consciência ambiental, o Ministério de Ecologia da província de Misiones lançou a sexta edição da Limpeza Binacional do Rio Uruguai, atividade que faz parte da 4ª Festa Provincial da Biodiversidade e Ecoturismo, que acontecerá na cidade de El Soberbio, no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de fevereiro.

O evento, que busca preservar as matas da região fronteiriça e a sanidade do rio, contará com coleta de resíduos na Reserva da Biosfera Yabotí e no rio Uruguai, em ambas as margens, pois também envolverá municípios e instituições brasileiras como a Associação Ambiental dos Amigos do Rio Uruguai (AMAPARU), pioneira nesta atividade.

Durante a apresentação das atividades, na última semana, foi destacada a importância da colaboração entre países e municípios fronteiriços para alcançar o crescimento regional sustentável. Antonio Afonso Granich (Cuca), representante da AMAPARU, expressou que esta iniciativa transcende a limpeza do rio, fortalecendo a união entre as pessoas e promovendo a consciência ambiental.

O prefeito de Tiradentes do Sul, Alceu Diel, e o ex-prefeito de Humaitá, Luiz Carlos Sandri, também participaram do ato, representando a região.

De acordo com Cuca Granich, no lado brasileiro os proprietários de embarcações poderão se integrar às atividades de limpeza do rio Uruguai, no domingo, às 8h, a partir de pelo menos três pontos de referência: na localidade de Barra do Turvo, em Esperança do Sul; e também nas localidades de Prainha do Cascalho e Porto Soberbo, já no município de Tiradentes do Sul.

Após o trabalho voluntário de recolhimento de lixo no leito e nas margens, todo o material coletado será levado até El Soberbio, onde acontecerá a exposição de todo o material e também um almoço festivo.

O vice-governador, Lucas Romero Spinelli, participou do lançamento; assim como o ministro da Ecologia, Martín Recamán; o prefeito de El Soberbio, Ricardo Leiva; o ministro da Cultura, Joselo Schuap; o Ministro do Turismo, José María Arrúa; a presidente do Instituto Provincial da Biodiversidade (IMiBio), Viviana Rovira; e outras autoridades provinciais e municipais da Argentina e do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui