APAE portelense realiza encontro das escolas apaeanas do 2º Conselho

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Fotos: Júlio Santos | Elis Winck

O encontro foi realizado na sexta-feira, 22, na Casa da Amizade, reunindo nove dos onze municípios que fazem parte do 2º Conselho das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) .

De acordo com Elis Wink, diretora da Escola da APAE, Recanto da Alegria, as nove APAEs participantes, que pertencem aos municípios Alpestre, Frederico Westphalen, Iraí, Jaboticaba, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Rodeio Bonito, Seberi e Tenente Portela, contrataram a empresa Incluir Centro Educacional, de Porto Alegre, para prestar assessoria pedagógica e curricular aos professores dos educandários, buscando qualificar e melhorar a qualidade do serviço educacional prestado pelas escolas. Serão realizados encontros mensais nos municípios com equipes de professores. A próxima reunião será em Rodeio Bonito, no dia 29 de abril.

A professora de Educação Física Adaptada, da APAE de Seberi, Rejane Bonadimann Minuzzi, disse que o encontro foi especial e de muita valia, pois as experiências compartilhadas e adquiridas ampliam horizontes. “Participar da mentoria promovida pela equipe da Incluir, que presta assessoria nas escolas especiais das APAEs no interior do Estado, foi uma experiência transformadora para mim. Como professora, sinto uma responsabilidade imensa e um comprometimento ainda maior de nosso trabalho junto às unidades das APAEs. A mentoria não apenas ampliou meus horizontes, mas também me proporcionou ferramentas e conhecimentos valiosos para melhor atender às necessidades dos alunos com deficiência. A troca de experiências e a colaboração com colegas e profissionais das APAEs fortaleceram minha abordagem educativa e reforçaram a importância do trabalho em equipe. Estou imensamente grata por essa oportunidade que as equipes diretivas do 2º Conselho nos proporcionaram. Esse aprendizado reafirmou meu compromisso em proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade, garantindo que cada aluno receba o apoio necessário para seu pleno desenvolvimento. Sinto-me honrada em fazer parte desse processo de transformação e em contribuir para a construção de um ambiente educacional mais acolhedor e inclusivo”, afirma Rejane.

Conforme Alberto Moura, assessor técnico pedagógico da Incluir, “a assessoria teve como objetivo o alinhamento do planejamento de sala de aula de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, com o intuito de aproximar as escolas especiais da legislação nacional.” Moura reforça a importância das práticas acessíveis e significativas para os alunos das APAEs.    

Jornal Folha Popular

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