Projetos educacionais de Coxilha, Derrubadas e Garibaldi são finalistas de concurso nacional

Desenvolvidos com alunos do Ensino Fundamental, projetos trabalham cultura digital, história e brincadeiras do passado

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Trabalho desenvolvido pelos alunos de Derrubadas

Projetos de educação desenvolvidos no ensino público de Coxilha, Derrubadas e Garibaldi foram selecionados para a final do concurso nacional Aprende Brasil Criativo e podem ser premiados entre centenas de projetos de todo o país. O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 2 de abril, em Curitiba, e terá a participação dos professores responsáveis por cada uma das propostas finalistas e dos secretários de Educação dos municípios que representam.

Promovido pela Aprende Brasil Educação, o concurso está na 2ª edição e busca iniciativas inovadoras nas escolas públicas brasileiras. De acordo com a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, essa é uma forma de reconhecer a criatividade no ensino oferecido às crianças. “O Aprende Brasil Criativo é uma vitrine de boas práticas e uma maneira de reconhecer os projetos desenvolvidos pelos professores, que se dedicam a entregar um ensino baseado não apenas na teoria, mas nas vivências”, pontua.

Coxilha – O projeto “Abstracionismo na Arte aplicado à Cultura Digital” foi trabalhado com o 6º ano da escola o Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantaleão Thomaz, de Coxilha. Criando tangrans com figuras humanas e geométricas, o trabalho começou analógico e depois avançou para o formato digital. “A partir da análise dos tangrans, falamos sobre como as formas geométricas estão em todos os lugares do cotidiano. Depois, falamos sobre o abstracionismo, seu conceito de arte e as obras do artista Kandinsky, com imagens abstratas”, detalham os professores Gabriel dos Santos e Aline Pirolli.

Com conhecimentos sobre figuras geométricas e abstracionismo na ponta da língua, os estudantes começaram a desenvolver aplicativos que formavam desenhos abstratos de acordo com a interação dos alunos com o computador. O projeto interdisciplinar é parte de uma iniciativa da escola, que criou um grupo entre os professores de Arte, Cultura Digital, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação Física.

 

Derrubadas – A argila foi o material escolhido para o projeto “Revestindo-se da História”, idealizado pela professora Elisângela Fernandes, da Escola Municipal Salto Grande, em Derrubadas. Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental realizaram leituras individuais e coletivas sobre o Egito e a Grécia antigos, estudando detalhes sobre esses povos e épocas. Em seguida, a professora entregou um pouco de argila a cada uma das crianças e pediu para que elas fizessem, em casa, objetos relacionados ao Antigo Egito.

Outro passo importante da atividade foi confeccionar vestimentas da Grécia Antiga junto às famílias. Essas vestes foram fotografadas e, junto aos objetos de argila feitos pelos alunos, expostas para as demais turmas da escola. “As crianças fizeram muitas descobertas interessantes e puderam perceber a importância de buscar conhecimentos para além das apostilas e livros didáticos”, comenta a professora.

Garibaldi – Observando o cotidiano, a professora Joici C. Moojen, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Justina Inês, idealizou o projeto “Uma infância de ouro: resgatando as brincadeiras do passado”, que trabalhou com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Por meio de conversas com as famílias, as crianças puderam conhecer as brincadeiras antigas de que os pais e avós se lembravam.

As crianças deveriam desenhar a brincadeira favorita de algum membro da família. “Por algumas semanas, nas aulas de Educação Física, exploramos diversas brincadeiras que aparecem no quadro “Jogos Infantis”, de Pieter Bruegel, como pular elástico, cabo de guerra, cabra-cega, pula carniça, entre outras. A ideia era entender o quanto podemos brincar e nos divertir longe das telas de celulares”, conta Joici. Então, as crianças também precisaram fotografar um momento com algum familiar imitando uma dessas brincadeiras. Por fim, a turma montou um quadro com uma releitura da obra de Bruegel.

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Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Jornal Folha Popular – Com informações da Carolina Werneck | Central | Press Brasil

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