Tenente Portela: Aldeia Pedra Lisa recebe Usina de Filtragem de Água

Equipamento, que custou mais de 25 mil euros, foi doado pelo grupo francês Veolia e atenderá comunidades da Terra Indígena Guarita. Na aldeia Pedra Lisa residem aproximadamente 900 indígenas da etnia kaingang.

0
Fotos: Divulgação

Em parceria com o Ministério Extraordinário da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do RS, o gabinete do deputado estadual Leonel Radde (PT) dedicou esforço técnico e logístico para apoiar a iniciativa da doação de equipamentos oferecidos pelo grupo francês Veolia (Veolia Brasil – Fundação Veolia França – Veolia Water).

O sistema de filtragem rápida da empresa francesa Veolia, que custa mais de 25 mil euros, foi instalado na quarta-feira, 22, na aldeia Pedra Lisa, na Terra Indígena Guarita, e também beneficiará as demais aldeias. A água tratada será transportada por caminhão-pipa até o reservatório de distribuição em cada aldeia.
Na quinta-feira, 23, foi realizado o treinamento dos indígenas para operarem o sistema de filtragem.

A equipe do SESANI ISUL, lotada no Polo Base Guarita, acompanhou os trabalhos de instalação e de treinamento.

Conforme os representantes da empresa Veolia, foi recebido apoio logístico do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no RS (LFDA-RS), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Força Aérea Brasileira (Base Aérea de Guarulhos e Base Aérea de Canoas), que foi a responsável pelo deslocamento do material da usina.

“Agradeço ao ministro Paulo Pimenta e toda a equipe do ministério pelo apoio técnico que tornou possível contribuirmos nessa ajuda tão importante. Em meio à reconstrução do Rio Grande do Sul, após a devastadora catástrofe climática, iniciativas como esta simbolizam a força e a resiliência do povo gaúcho”, declarou o deputado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui