Viagem de Xi para Moscou é vista pelo governo Lula como impulso para agenda do presidente

0
Vladimir Putin e Xi Jinping – Foto: via REUTERS

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vê a visita do presidente da China, Xi Jinping, a Moscou, nesta semana, como um reforço à agenda que o petista pretende tratar em sua viagem para Pequim, a partir do dia 26 de março.

De acordo com informações do colunista Jamil Chade, do UOL, a avaliação do governo Lula é que o encontro do chinês com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, registra um envolvimento mais ativo de Pequim na busca pelo fim do conflito, o que também reforça a linha de ação proposta pelo petista.

O encontro dos dois líderes se dá em meio à tentativa dos chineses de se apresentarem como eventuais mediadores para permitir o fim da guerra na Ucrânia e como um protagonista global. Vale destacar que a viagem de Xi ocorre dias antes de Pequim receber uma das maiores delegações brasileiras a desembarcar na China.

Brasília também destaca que com uma diplomacia chinesa envolvida diretamente numa ofensiva para um acordo de paz. A perspectiva é de que haja maior espaço para que as propostas do presidente brasileiro possam ganhar força.

O governo brasileiro também aposta que o caminho para esse acordo de paz possa ser construído de forma coletiva, inclusive para dialogar com presidente norte-americano Joe Biden, com o francês Emmanuel Macron e com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.

Fonte: DCM/ Publicado por Yurick Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui