Censo Animal irá identificar população de cães e gatos de Porto Alegre

Recenseadores devem começar entrevistas no dia 24 de julho e visitar aproximadamente 4 mil domicílios

0
164
Foto: Vinny Vanoni/PMPA

No dia 24 de julho a Prefeitura de Porto Alegre dará início ao Censo Animal, iniciativa inédita que deve identificar a população de cães e gatos domésticos. O trabalho será coordenado pela AAC&T Consultoria, empresa contratada pelo município para fazer o mapeamento das regiões e as entrevistas em aproximadamente 4 mil domicílios.

Segundo a secretária municipal da Causa Animal, Patrícia Martins, o estudo permitirá que as políticas públicas realizadas pelo município sejam mais efetivas. “Pretende-se obter resultados que ajudem no conhecimento da dinâmica e efetividade de estratégias como esterilização, adoção, entre outras”, afirma Patrícia.

A etapa de definição das áreas a serem pesquisadas, número de residências e a metodologia que será usada já foi encerrada. A veterinária Camila Marinelli Martins, responsável pelo censo, explica que o estudo irá utilizar uma adaptação do método do censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) combinado com uma metodologia da Universidade de São Paulo (USP) específica para animais de companhia.

Serão cinco recenseadores – devidamente identificados – que irão percorrer moradias em diferentes bairros de Porto Alegre para entrevistar tutores e colher dados dos animais como nome, idade e aspectos relacionados à convivência deles com as famílias. “Nossa ideia é realizar o censo durante seis meses e encerrá-lo até janeiro de 2024. Mas para cumprir com este prazo, vamos contar com a colaboração dos porto-alegrenses para que facilitem o acesso dos nossos recenseadores às residências e respondam as perguntas”, diz Camila.

Folha Popular – Com informações do Sul 21

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui