Rádio Municipal
Lazzaretti
Seu Manoel Center
Meganet
Tarzan
Unimed
Sicoob
Sicredi
Ipiranga
Seco Auto Peças
Sala
Rádio Cidade
Niederle
F&J Santos
Mercado Balestrin
Fitness
Funilaria do Alemão
Hospital Santo Antonio
Ponto Grill
Império
Mecânica Jaime
Folha Popular
APPATA
Meio Ambiente

Santa Catarina debate preservação do litoral com criação de Banco de Obras Costeiras

Fotos: Eduardo Valente / GOVSCA Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE) promove nesta terça-feira, 15 de abril, às 14h, u...

14/04/2025 17h15
Por: Júlio Santos
Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Fotos: Eduardo Valente / GOVSC

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE) promove nesta terça-feira, 15 de abril, às 14h, uma reunião estratégica com representantes de diversas instituições estaduais e federais para discutir a criação do Banco de Obras Costeiras de Santa Catarina. O encontro será realizado no auditório da própria SEMAE, em Florianópolis. A iniciativa é uma resposta direta às deliberações do I Seminário de Ações Estruturais e Não Estruturais no Litoral Catarinense, ocorrido em julho de 2024 e promovido pela SEMAE.

Com 41 municípios inseridos na zona costeira, o Estado de Santa Catarina enfrenta desafios crescentes relacionados à erosão, ocupação desordenada e vulnerabilidade ambiental. Nesse cenário, a criação de um banco de dados integrado, com foco em obras costeiras, surge como uma ferramenta fundamental para subsidiar políticas públicas de proteção, ordenamento e planejamento territorial. A coordenação do banco será feita pela SEMAE. 

Cooperação institucional para um litoral mais resiliente

O Banco de Obras Costeiras reunirá dados técnicos e geográficos atualmente dispersos entre diferentes órgãos e entidades, como a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Defesa Civil, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), IBAMA, ICMBio, FECAM, CREA-SC, UFSC, UDESC, entre outros. A proposta é criar um sistema único e acessível para consulta e apoio à tomada de decisões ambientais e urbanísticas.

“A ausência de um banco de dados consolidado sobre as intervenções costeiras dificulta o planejamento de ações preventivas e sustentáveis. Nosso objetivo é transformar esse cenário e fortalecer a gestão integrada da zona costeira catarinense”, destaca o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Emerson Stein.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Planejamento coletivo

A reunião desta terça-feira reunirá representantes técnicos das instituições convidadas, que terão papel fundamental na construção e validação do novo banco de dados. O encontro será dedicado ao alinhamento de objetivos, definição de responsabilidades e organização das etapas de implementação da plataforma.

A expectativa da SEMAE é que, com a participação ativa dos parceiros, o Banco de Obras Costeiras esteja operacional ainda em 2025, contribuindo para que Santa Catarina avance no enfrentamento dos desafios ambientais litorâneos com base em informação qualificada e cooperação interinstitucional.

Serviço:
Reunião de Alinhamento para Criação do Banco de Obras Costeiras
Data:Terça-feira, 15 de abril
Horário:14h
Local:Auditório da SEMAE – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde —Rod. Virgílio Várzea, nº 529 – Saco Grande / Ed. Floripa Office, anexo ao Floripa Shopping

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários