F&J Santos
Meganet
APPATA
Rádio Municipal
Fitness
Sicoob
Hospital Santo Antonio
Lazzaretti
Niederle
Unimed
Ponto Grill
Sala
Mecânica Jaime
Tarzan
Portela FM
Vento Sul
Mercado do povo
Sicredi
Pizzaria Alcapone
Estado

Agricultor relata ataque de puma em Maquiné; autoridades investigam o caso

Meio Ambiente

05/05/2025 12h36Atualizado há 1 ano
Por: Júlio Santos
Foto: Reprodução redes sociais
Foto: Reprodução redes sociais

Um agricultor aposentado, morador do distrito de Barra do Ouro, em Maquiné, afirma ter sido atacado por um puma na tarde de domingo, 4. O incidente, ainda não confirmado oficialmente, teria ocorrido enquanto ele realizava o manejo de gado em uma área rural, acompanhado por seus cães.

Segundo relatos, os animais começaram a latir de forma insistente próximo a uma área de toca. Ao se aproximar, o agricultor teria sido surpreendido por um felino de grande porte — possivelmente uma fêmea com filhotes — que avançou contra ele. Os cães reagiram e conseguiram afugentar o animal.

Ferido, o agricultor foi levado ao Posto Central de Saúde e, posteriormente, encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Seu estado de saúde é estável, e ele já se recupera em casa.

No mesmo dia, circulou nas redes sociais uma nota atribuída à Prefeitura de Maquiné confirmando o ataque, mas o prefeito Luciano Dias negou a autenticidade da publicação e afirmou que um pronunciamento oficial será feito nesta segunda-feira (5). Apesar da ausência de confirmação formal, o prefeito disse acreditar no relato do agricultor, ex-guarda-parque e profundo conhecedor da região da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Segundo Dias, há registros da presença de pumas nas imediações de Barra do Ouro.

A Prefeitura também anunciou que uma equipe técnica será enviada à área nos próximos dias e que o governo estadual será acionado, já que a responsabilidade sobre fauna silvestre cabe à esfera estadual. A intenção é orientar moradores, turistas e frequentadores sobre a presença de animais de grande porte e os cuidados necessários em áreas de mata e pastagem.

Comando Ambiental acompanha o caso

Na manhã desta segunda-feira (5), o Comando Ambiental da Brigada Militar divulgou uma nota oficial sobre o episódio. Confira a íntegra do comunicado:


COMUNICADO À IMPRENSA
Comando Ambiental emite nota sobre possível ataque de puma a agricultor em Maquiné

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) informa que, na noite deste domingo (04/05), tomou conhecimento de um ataque envolvendo um possível exemplar de puma (Puma concolor) a um agricultor no interior do município de Maquiné, na localidade de Barra do Ouro.

A guarnição da 2ª Companhia do 1º Batalhão Ambiental não foi acionada no momento do suposto ataque, mas encontra-se desde cedo no dia de hoje no local, realizando diligências e coletando informações sobre o ocorrido. Conforme relatos iniciais, o ataque foi interrompido graças à ação de um cão que acompanhava a vítima, permitindo o socorro imediato ao agricultor, que se encontra em recuperação.

O CABM já acionou os órgãos ambientais competentes, incluindo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA-RS), para que sejam adotadas as providências técnicas e legais cabíveis, incluindo o acompanhamento do animal e a verificação de risco à população local.

Destacamos que ocorrências envolvendo pumas não são comuns na região, sendo este um caso atípico, que exige apuração detalhada e atuação conjunta entre os órgãos de segurança, meio ambiente e saúde.

O Comando Ambiental reforça que todas as medidas preventivas estão sendo adotadas para garantir a segurança da comunidade e a proteção da fauna silvestre. Assim que tivermos novas informações oficiais, os dados serão amplamente divulgados à população e à imprensa.

Orientamos que, ao avistar qualquer animal silvestre de grande porte, a população mantenha distância e acione imediatamente o telefone 190 ou o Batalhão Ambiental mais próximo.

Comando Ambiental da Brigada Militar
05 de maio de 2025.

 

Fonte Lucas Filho

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários