Meganet
Niederle
Raffaelli
Seco
Ipiranga
Sicoob
APPATA
Tarzan
Mecânica Jaime
Lazzaretti
F&J Santos
Sala
Rádio Municipal
Mercado Balestrin
Ponto Grill
Folha Popular
Império
Fitness
Hospital Santo Antonio
Rádio Cidade
Funilaria do Alemão
Sicredi
Unimed
Câmara

Comissão aprova alterações na legislação sobre registro de imóveis

Projeto continua em análise na Câmara

10/06/2025 16h30
Por: Júlio Santos
Fonte: Agência Câmara
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que modifica a legislação sobre o registro de imóveis.

O texto aprovado traz as seguintes alterações na Lei dos Registros Públicos :

  • quanto à abertura de matrícula em nova circunscrição, o serviço do registro anterior poderá cobrar do interessado emolumentos referentes à averbação de encerramento na matrícula ou na transcrição de origem, na forma de ato sem valor declarado;
  • deverá ser adotado o prazo de validade máximo de 20 dias úteis na certidão do imóvel para a abertura de matrícula em uma nova circunscrição, a fim de dificultar fraudes, especialmente pelo uso de supostas certidões antigas; e
  • haverá restrição da abertura da matrícula na circunscrição onde estiver situado o imóvel apenas ao interessado, evitando a transferência por mera conveniência do oficial da nova circunscrição, sem a participação ou o conhecimento do cidadão.

A versão aprovada é o substitutivo do relator, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), para o Projeto de Lei 10375/18 , dos deputados Julio Lopes (PP-RJ) e Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que tinha objetivo semelhante.

Segundo o relator, o conteúdo do projeto original já foi objeto das leis 14.382/22 e 14.711/23 , aprovadas depois da apresentação do projeto. Por isso, o relator apresentou um subsitutivo.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários