Mecânica Jaime
Hospital Santo Antonio
Meganet
Sicoob
Lazzaretti
F&J Santos
Ponto Grill
APPATA
Pizzaria Alcapone
Tarzan
Sicredi
Sala
Rádio Municipal
Mercado do povo
Unimed
Portela FM
Fitness
Vento Sul
Niederle
Tenente Portela

Escola Cléia terá curso técnico em enfermagem a partir de 2027

Curso será gratuito, presencial e noturno, com 30 vagas iniciais; implantação começou a ser articulada em 2022 e terá parceria com o Hospital Santo Antônio

24/09/2026 21h10Atualizado há 3 dias
Por: Júlio Santos
Foto: Júlio Santos/FP
Foto: Júlio Santos/FP

A Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto, de Tenente Portela, terá, a partir do primeiro semestre de 2027, o curso Técnico em Enfermagem, no eixo tecnológico de Saúde e Ambiente. A aprovação foi confirmada pelo Conselho Estadual de Educação no dia 23 de setembro.

A implantação do curso começou a ser articulada em 2022, quando César Gross era gestor da escola, e avançou ao longo dos últimos anos por meio de uma parceria entre a instituição, a 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro) e o Hospital Santo Antônio (HSA).

O curso será subsequente ao ensino médio, gratuito, presencial e noturno. A primeira turma terá 30 vagas. Caso o número de interessados seja superior, haverá sorteio. As inscrições estão previstas para outubro, com orientações que serão divulgadas pela Secretaria Estadual da Educação, pela escola e pela CRE.

A coordenadora da 21ª CRE, Graciela Suzano Vidor, destacou a importância da conquista para o município e a região. “É um curso de grande importância, principalmente porque temos um grande hospital em Tenente Portela. Ele vem direcionado para a saúde do nosso município e da região. Queremos uma formação de excelência, preparando profissionais para atuar diretamente no cuidado com as pessoas”, afirmou.

O diretor da Escola Cléia, Luciano Molinari, ressaltou que a aprovação representa um marco para a instituição, que há anos não recebia um novo curso técnico. “É um grande passo para a escola. Vamos trabalhar em conjunto para formar profissionais excelentes e competentes para o mercado de trabalho, especialmente para a área da saúde. É um projeto que foi construído por muitas mãos desde 2022 e que agora se concretiza”, destacou.

Segundo Luciano, a escola já está estruturando os espaços necessários para a formação, incluindo um laboratório para as aulas práticas. A formação será dividida em três etapas de aulas teóricas e práticas e um período de estágio, que poderá ocorrer no Hospital Santo Antônio, postos de saúde e outros serviços da área.

A interlocutora da Suepro na 21ª CRE, Sandra Urnau, explicou que o processo passou por diferentes etapas até a aprovação. “Trabalhamos em equipe durante vários meses e anos para chegar a essa conquista. Agora, os interessados precisam ficar atentos às inscrições, que serão abertas em outubro. Inicialmente teremos uma turma de 30 alunos e, caso haja mais inscritos, será realizado sorteio”, informou.

A presidente do Hospital Santo Antônio, Mirna Kielsen Braucks, lembrou que a instituição participou da articulação desde o início e destacou a importância da formação presencial. “Foi um sonho de muitos anos e uma luta de quatro ou cinco anos. Plantamos uma semente, enfrentamos dificuldades e continuamos trabalhando até que ela pudesse dar frutos. Para o Hospital Santo Antônio, é uma grande satisfação ter um curso presencial de enfermagem em Tenente Portela”, afirmou.

Mirna também relacionou a formação à necessidade de novos profissionais diante da expansão do hospital. Segundo ela, a instituição deverá ampliar a demanda por técnicos de enfermagem com o crescimento de sua estrutura. O curso, além de gratuito, será realizado de segunda a sexta-feira, possibilitando a formação de profissionais no próprio município.

A diretora de Enfermagem do HSA, Regina Reggiori, classificou a implantação como um momento histórico para a categoria. “O técnico de enfermagem é fundamental na cadeia do cuidado, estando presente 24 horas por dia. Temos um compromisso muito grande com a formação desses profissionais e entendemos a importância de preparar pessoas qualificadas para a assistência”, afirmou.

Regina destacou ainda a presença da enfermagem no mercado de trabalho local. Conforme informou, o setor emprega centenas de profissionais no município, sendo mais de 300 técnicos de enfermagem no Hospital Santo Antônio.

Pelo HSA, também participaram da construção do projeto, o assessor da presidência Leonardo Hart e a enfermeira Simoní Engler, que integraram a equipe envolvida na articulação e estruturação do curso.
Formação com apoio do Hospital Santo Antônio

A parceria com o Hospital Santo Antônio deverá aproximar os estudantes da realidade dos serviços de saúde. A instituição conta com 23 especialidades médicas e poderá contribuir com profissionais de diferentes áreas no processo de formação.

A expectativa é que os alunos tenham contato com atividades práticas durante o curso e, no período de estágio, possam atuar em diferentes ambientes de assistência à saúde. A proposta é formar profissionais preparados para atender às demandas de Tenente Portela e da região.

A escola e a 21ª CRE deverão divulgar, a partir de outubro, as orientações para inscrição. A primeira turma começará as atividades no primeiro semestre de 2027.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários