Sicredi
Mercado Balestrin
Sala
F&J Santos
Unimed
Fitness
Raffaelli
Lazzaretti
Mecânica Jaime
Ipiranga
Império
APPATA
Meganet
Sicoob
Funilaria do Alemão
Ponto Grill
Tarzan
Rádio Cidade
Folha Popular
Niederle
Rádio Municipal
Seco
Hospital Santo Antonio
Senado Federal

Dia Nacional do Brincar, em 28 de maio, é sancionado

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei 15.145, de 2025 , que cria o Dia Nacional do Brincar, a ser celebrado anua...

10/06/2025 20h55
Por: Júlio Santos
Fonte: Agência Senado
A nova data tem como objetivo promover ações voltadas à valorização do brincar na primeira infância - Foto: Pref. de Olinda
A nova data tem como objetivo promover ações voltadas à valorização do brincar na primeira infância - Foto: Pref. de Olinda

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei 15.145, de 2025 , que cria o Dia Nacional do Brincar, a ser celebrado anualmente em 28 de maio. A norma foi publicada noDiário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (10).

A nova data tem como objetivo promover ações voltadas à valorização do brincar na primeira infância. Entre os principais focos estão a conscientização da população sobre os benefícios da atividade lúdica para o desenvolvimento infantil e o estímulo ao envolvimento de entidades públicas e privadas nesse processo.

A proposta teve origem no PL 4.030/2020 , apresentado na Câmara dos Deputados pela ex-deputada Tereza Nelma (PSDB-AL). Ela destaca que o direito ao brincar é reconhecido internacionalmente desde 1959, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

“O ato de brincar é uma prática muito associada à infância, mas alcança não somente crianças, mas também os jovens e os adultos que com elas interagem, incluindo amplo espectro etário”, afirma a autora.

O dia 28 de maio foi escolhido por marcar o aniversário da Associação Internacional de Bibliotecas de Brinquedo (Itla, na sigla em inglês). A data é reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) desde o ano 2000 e é comemorada atualmente em mais de 40 países.

No Senado, o projeto foi analisado pela Comissão de Educação e Cultura (CE), onde recebeu parecer favorável do senador Flávio Arns (PSB-PR). Segundo ele, o ato brincar vai além da diversão e desempenha papel essencial no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças.

"As brincadeiras estimulam a criatividade, a imaginação e a capacidade de resolução de problemas, desenvolvendo habilidades essenciais como atenção, memória e pensamento crítico. Em termos emocionais, o brincar permite que as crianças expressem e compreendam suas emoções, contribuindo para a construção da autoestima, gestão do estresse e desenvolvimento de habilidades de enfrentamento” ressalta Arns.

Camily Oliveira, sob supervisão de Patrícia Oliveira.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários