Pizzaria Alcapone
Ponto Grill
Sala
Sicredi
Fitness
APPATA
F&J Santos
Lazzaretti
Rádio Municipal
Mercado do povo
Portela FM
Tarzan
Hospital Santo Antonio
Vento Sul
Meganet
Niederle
Sicoob
Mecânica Jaime
Unimed
Miraguaí

Justiça marca audiência de ação que pode cassar vereadores do PSDB em Miraguaí

Justiça

05/08/2025 18h10
Por: Júlio Santos
Foto: Diones Roberto Becker
Foto: Diones Roberto Becker

A Justiça Eleitoral da 101ª Zona Eleitoral de Tenente Portela agendou para o dia 25 de agosto, às 15h, a audiência de instrução e julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que trata de um pedido de anulação dos votos e cassação dos diplomas dos candidatos eleitos pelo PSDB nas eleições municipais de Miraguaí, realizadas em 2024. A audiência ocorrerá na sala de audiências da Vara Judicial e Anexos da Comarca de Tenente Portela.

A ação foi protocolada pela coligação "Miraguaí Retornando ao Crescimento", formada pelos partidos PT, PP e Republicanos, logo após o pleito de outubro de 2024. A coligação alega suposta prática de abuso de poder político e fraude à cota de gênero, apontando a existência de candidatura fictícia.

A AIJE tem como alvos os seguintes candidatos do PSDB: as suplentes de vereadoras Marta Pacheco e Cledi de Fátima Guterres da Silva, e os vereadores eleitos Bruno Belchor dos Santos, Cristian Macalin e Marco Antônio Macali.

De acordo com a ação, a candidatura de Marta Pacheco — que obteve apenas um voto — teria sido registrada com o único objetivo de viabilizar o cumprimento da cota mínima de 30% de candidaturas femininas, sem a real intenção de concorrer. A prática, se confirmada, pode configurar fraude à legislação eleitoral, resultando na cassação de toda a chapa proporcional do PSDB e na anulação dos votos recebidos pelo partido.

O processo tramita exclusivamente contra os candidatos, uma vez que a AIJE, por determinação legal, não pode ser direcionada ao partido político. Os investigados são representados pelo advogado Jonathan Luiz Brigo. Já a coligação autora da ação é representada pelos advogados Christine Rondon Teixeira e Márcio Medeiros Felix, do escritório FFRR Advogados, com sede em Porto Alegre, e pelo advogado Marcelo Gayardi Ribeiro.

Com informações da Rádio Planeta FM 102.7

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários