A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com a Secretaria Municipal das Finanças, tem promovido com sucesso o Projeto de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha: “Cuidando do que é Nosso”, que neste ano de 2024 celebra sua 4ª edição. A iniciativa conta com a participação ativa das escolas de Tenente Portela e visa incentivar a arrecadação de notas fiscais e o cadastro de munícipes no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), fomentando a conscientização fiscal e a cidadania.
Desde seu lançamento em 2021, o projeto vem apresentando resultados significativos.
- 2021: 12 escolas estiveram participando do projeto, com a arrecadação de 18.046 notas fiscais com CPF e o cadastro de 474 pessoas no Programa NFG.
- 2022: adesão de 16 escolas, que arrecadaram 29.128 notas fiscais válidas e realizaram 358 cadastros.
- 2023: participação de 16 escolas, com um total de 65.612 notas válidas arrecadadas e 284 cadastros efetuados.
- 2024: novamente com 16 escolas participantes, o projeto alcançou a impressionante marca de 87.139 notas fiscais válidas e o cadastro de 332 novas pessoas no Programa NFG.
As escolas participantes foram premiadas com base na ordem de classificação, que considerou a média de notas fiscais arrecadadas e a média de cadastros realizados, proporcional ao número de alunos matriculados e professores em regência de classe em cada educandário.
A adesão das escolas e da comunidade de Tenente Portela tem sido crucial para o aumento do percentual de pessoas cadastradas no Programa Nota Fiscal Gaúcha, que passou de 23,90% em 2021 para 44,09% em 2024. Esse engajamento reflete um importante exercício de cidadania, contribuindo diretamente para a arrecadação de recursos ao município, que são revertidos em serviços essenciais para a população, como saúde, educação, segurança e lazer.
A secretária Municipal de Educação, professora Gicelda Berghetti Denes, destacou a importância do envolvimento das escolas e da comunidade no sucesso do projeto. “Este avanço é fruto do empenho de nossos educadores, estudantes e munícipes que compreenderam o valor de cuidar do que é nosso. Agradecemos a dedicação de todos e reforçamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais consciente e participativa”, disse Gicelda.
O Projeto “Cuidando do que é Nosso” reafirma o papel da educação fiscal como uma ferramenta de transformação social e desenvolvimento local, mostrando que pequenas ações podem gerar grandes impactos para toda a comunidade.
E.M.E.F. Marcílio Dias
Prêmio: Mesa de Pebolim
EMEI Descobrindo o Saber
Prêmio: Mesa de Ping Pong
EMEF General Osório
Prêmio: Máquina de Algodão Doce
EMEF Sadi Fortes
Prêmio: Caixa de som Portátil
EMEI Turma do Giz de Cera
Prêmio: Grill Elétrico Multiuso
EMEF Arcelino Soares Bueno
Prêmio: Máquina Waffleira
EMEF Ayrton Senna
Prêmio: Piscina de Bolinhas
Escola Estadual de Ensino Fundamental Tenente Portela
Prêmio: Grill 2 em 1
EMEI Doce Infância
Prêmio: Fogareiro com Disco
EMEF Santo Antônio
Prêmio: Jump Profissional
Escola Estadual de Ensino Médio Sepé Tiaraju
Prêmio: Kit Esportivo
Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Bento Pí Gog
Prêmio: Kit de Material Pedagógico
Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Balestrin
Prêmio: Slackline
APAE
Prêmio: Armário de Aço
Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto
Prêmio: Kit de Vôlei
Sensação
Vento
Umidade