F&J Santos
Fitness
Ipiranga
Funilaria do Alemão
Rádio Cidade
Seco Auto Peças
Seu Manoel Center
Tarzan
Sala
Meganet
Folha Popular
Sicoob
Hospital Santo Antonio
Lazzaretti
Niederle
APPATA
Mercado Balestrin
Sicredi
Unimed
Mecânica Jaime
Ponto Grill
Rádio Municipal
Império
Internacional

Ucrânia aceita proposta dos EUA de cessar-fogo por 30 dias

As decisões tomadas em solo saudita ainda precisarão ser aprovadas por Moscou e assinadas por ambos os lados

12/03/2025 10h16
Por: Júlio Santos
Ataque russo a instalações de energia ucranianas no último dia 7 de março. Foto: @ZelenskyyUa/Fotos Públicas
Ataque russo a instalações de energia ucranianas no último dia 7 de março. Foto: @ZelenskyyUa/Fotos Públicas

Da Ansa Brasil

Kiev aceitou a proposta de Washington para um cessar-fogo imediato de 30 dias na guerra contra a Rússia. A declaração conjunta foi dada após reunião entre Ucrânia e Estados Unidos em Jidá, na Arábia Saudita. Delegações compostas por autoridades dos dois países se encontraram nesta terça-feira (11) para uma cúpula sobre o conflito no leste europeu.

As decisões tomadas em solo saudita ainda precisarão ser aprovadas por Moscou e assinadas por ambos os lados. Durante o encontro, os norte-americanos garantiram que vão voltar a compartilhar com os ucranianos informações de inteligência, bem como retomar a ajuda ao país liderado por Volodymyr Zelensky.

Washington e Kiev também concordaram em fechar o mais rápido possível um compromisso para que os EUA tenham sinal verde para explorar recursos minerais da nação europeia. “A bola para uma trégua na Ucrânia está agora na quadra da Rússia”, afirmou o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, acrescentando que Kiev concordou em “negociações imediatas” com Moscou. Já o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Mike Waltz, garantiu que seu país conversará com os russos “por vários canais para conseguir uma trégua” na guerra.

As delegações em Jidá também discutiram “a importância dos esforços de ajuda humanitária como parte do processo de paz, particularmente durante o cessar-fogo, incluindo a troca de prisioneiros de guerra, a libertação de detidos civis e o retorno de crianças ucranianas deslocadas à força”.

“Agora precisaremos conversar com a Rússia. Espero que Putin concorde com o plano. Espero chegar a um cessar-fogo completo nos próximos dias”, afirmou o presidente dos EUA, Donald Trump, citado pela Bloomberg.

A União Europeia, por sua vez, declarou que “acolheu com satisfação” os resultados da reunião na Arábia Saudita entre ucranianos e americanos, principalmente a “proposta de um acordo de cessar-fogo e a retomada do compartilhamento de inteligência e assistência de segurança dos EUA”.

“Este é um desenvolvimento positivo que pode ser um passo à frente em direção a uma paz abrangente, justa e duradoura para a Ucrânia. A bola está agora na quadra da Rússia. A UE está pronta para desempenhar seu papel integral, junto com seus parceiros, nas próximas negociações de paz”, informara Ursula von der Leyen e António Costa, líderes da UE.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários