Em certa ocasião São Pedro perguntou para Jesus quantas vezes se deveria perdoar alguém que nos tenha ofendido. Pedro usou o número simbólico sete, que significava a perfeição. Ele considerava que com estas repetições era mais que o suficiente, portanto, o perdão perfeito. Jesus usa da mesma simbologia, respondendo que deveria ser setenta vezes sete. Este número com a operação matemática da multiplicação, deve ser entendido como perdoar sempre.
Todos nós experimentamos a dificuldade de perdoar e pedir perdão. Para alguns é mais fácil, e para outros é mais difícil. Perdoar é mais do que desculpar, porque isto implica na capacidade de retirar do coração qualquer resquício de vingança, não ter mais sentimentos de mágoa. A mágoa corrói o coração e a vida.
Ninguém pode viver de sentimentos. Eles devem ser administrados para o crescimento e realização pessoal. Por isso estou propondo alguns passos para ter a capacidade de perdoar. Existem muitos caminhos para alcançar isto. Apresento um possível itinerário. Para que aconteça o perdão é preciso acontecer um novo modo de olhar os acontecimentos juntamente com uma mudança de atitudes e comportamentos.
Primeiro passo: prepare seu coração e mente para o perdão. Isto acontece por uma vida de oração, celebrações, leitura e meditação da Palavra de Deus. No perdão há um antes, um durante e um depois. Perdoar é um processo que exige uma preparação anterior, ele não é somente um ato único e isolado. Sem um alicerce o perdão voa, evapora, desaparece. Há também a necessidade de continuar a perdoar, para que não se retorne a rememorar o passado.
Segundo passo: procure entender por que aquela pessoa agiu daquela forma. Coloque-se no lugar dela. Compreender as razões da outra pessoa não significa necessariamente aprovar, justificar ou confirmar os atos realizados.
Terceiro passo: tenha consciência de seus sentimentos. Quando possível tenha uma pessoa para conversar, de preferência um orientador espiritual.
Quarto passo: reze por esta pessoa. A oração vai aos poucos dissolvendo as raivas e mágoas que estão no coração.
Quinto passo: procure falar com quem lhe magoou e lhe oferecer o perdão.
Sexto passo: tenha paciência consigo mesmo, aprenda com os erros e seja perseverante
Estes passos servem também para quando foi nós que ofendemos e precisamos pedir perdão. Quando estamos magoados somos uma pessoa fraturada ou quebrada. O perdão é uma recomposição da fratura, da quebra. Comparando com a fratura de um osso, é necessário colocar-lo no lugar e proteger com uma tipoia ou gesso para acontecer a cura. A recuperação da saúde dos ossos exige tempo e paciência, do mesmo modo, a capacidade de perdoar.