APPATA
Ponto Grill
Tarzan
Unimed
Portela FM
Mecânica Jaime
Vento Sul
Lazzaretti
Mercado do povo
Sicredi
Meganet
F&J Santos
Pizzaria Alcapone
Rádio Municipal
Sala
Sicoob
Niederle
Fitness
Hospital Santo Antonio
Senado Federal

Cúpula do P20 cobra fim de conflitos e combate concreto à fome e à probreza

Mudanças climáticas, conflitos internacionais e os efeitos da pandemia dominaram os discursos durante a primeira sessão da 10ª Cúpula de Presidente...

07/11/2024 21h21
Por: Júlio Santos
Fonte: Agência Senado
1ª sessão do P20 teve como tema
1ª sessão do P20 teve como tema "A contribuição dos parlamentos no combate à fome, à pobreza e à desigualdade" - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Mudanças climáticas, conflitos internacionais e os efeitos da pandemia dominaram os discursos durante a primeira sessão da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20, o P20, nesta quinta-feira (7). Reunidos no Congresso Nacional, os representantes de 14 países e de 2 organismos internacionais, entre membros e convidados, falaram sobre o papel dos parlamentos no combate à fome, pobreza e desigualdade.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, abriu a reunião afirmando que a fome no mundo é um problema crítico e crescente. Segundo ele, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontou em 2023 que uma em cada cinco pessoas em 59 países vive em insegurança alimentar, colocando 281 milhões de pessoas em risco.

— A taxa de insegurança alimentar aguda passou de 14%, em 2018, para 21,5% nesse grupo de países, o que destaca o desafio de se cumprir a meta da Organização das Nações Unidas de erradicar a fome até 2030. Globalmente, mais de 9% da população está subnutrida — afirmou Pacheco.

O senador afirmou que o número continua crescendo por conta de conflitos, crises econômicas, mudanças climáticas extremas e a falta de políticas públicas eficazes. Ele enfatizou que os parlamentos são essenciais para a busca de soluções e promoção da justiça social e econômica.

Ele também defendeu políticas inclusivas para o fortalecimento da segurança alimentar, proteção social, redução de desigualdades e da pobreza, auxílio humanitário e a sustentabilidade na produção de alimentos.

Crise global

A primeira representante estrangeira a falar no plenário da Câmara foi a presidente do Parlamento da Indonésia, Puan Maharani. Ela afirmou que as mudanças climáticas, guerras e a pandemia criaram uma crise global que desestabilizou as vidas de pessoas em todo o mundo. Esses fatores aumentaram, segundo Maharani, as inseguranças alimentar e energética em um planeta com aproximadamente 700 milhões de pessoas vivendo em pobreza extrema.

— Cerca de 8,5% da população global está em extrema pobreza. Nós vivemos em uma era de conflitos, de tensões geográficas, de guerras. Talvez sejam os piores desde a Segunda Guerra Mundial. As tensões mundiais têm aumentado os problemas para os mais pobres — afirmou.

Ela ressaltou o contraste com os gastos globais em questões militares, de 2,4 trilhões de dólares, praticamente 2,3% do PIB global, e apontou que os programas de assistência social em 2023 não chegaram a 10% desse valor.

As duas representantes de organismos internacionais, Fabiana Martín, do Parlamento do Mercosul, e Blanca Margarita de Duarte, ParlAmericas, pediram mais ações práticas de combate à pobreza e à fome. Blanca enfatizou que o grupo dos 20 países com as maiores economias do mundo, o G20, produz 80% dos alimentos no planeta e tem enorme força política.

— É impossível aceitar que pessoas ainda vivam com fome nesses países. Os níveis de fome no mundo alcançaram níveis históricos — afirmou Blanca.

Salomon Nguema Owono, presidente da Câmara Baixa da Guiné Equatorial, também lamentou que tenha aumentado o número de pessoas com fome por conta dos problemas climáticos, desigualdade e conflitos armados. Annelie Lotriet, vice-presidente da Câmara Baixa da África do Sul, denunciou a crescente pobreza multidimensional, que afeta os mais vulneráveis, como as crianças. Ela defendeu mais investimentos em infraestrutura para facilitar o comércio de grãos e a colaboração do G20 com a comunidade internacional. Licia Ronzulli, vice-presidente do Senado italiano, afirmou que a crise na África é especialmente dramática. Ela defendeu o Plano Mattei, em alusão ao empresário do setor energético Enrico Mattei, para o desenvolvimento africano e contenção dos fluxos migratórios por meio do comércio energético.

Questão Israel x Palestina

Numan Kurtulmus, presidente do Parlamento da Turquia, ressaltou que as instabilidades internacionais foram agravadas pelos conflitos em Gaza, Ucrânia, Sudão e Iêmen, retirando direitos básicos de milhões de pessoas. E pediu o fim da participação de Israel nas Nações Unidas.

— A falha em se executar a lei internacional e resoluções da ONU levou ao terrorismo em Gaza, em territórios no Líbano, matou mulheres e crianças, gerou fome e doenças — acusou.

Jorge Santiago Pauli, do parlamento argentino, disse que Israel tem o direito de se defender. Segundo ele, o livre mercado é que tira as pessoas da pobreza e, quando os governos querem direcionar o desenvolvimento, acabam gerando mais pobreza. Ele citou o pensador austríaco-britânico Friedrich Hayek, que chamava esse fenômeno de “arrogância fatal”.Já Lindsay Hoyle, presidente da Câmara Baixa do Reino Unido, defendeu o reconhecimento da Palestina como país para que se chegue à paz na região. Ele disse que a desigualdade, guerras e conflitos são as principais fontes da pobreza e que a “ocupação ilegal” da Ucrânia nunca deveria ter ocorrido.

Segurança alimentar

O vice-presidente do Senado francês, Loic Hervé, também criticou a guerra da Ucrânia, agravando a crise da fome e fragilizando a segurança alimentar internacional. O parlamentar pediu soluções rápidas para aumentar as áreas agrícolas e afirmou que a segurança alimentar é uma das prioridades da França e da União Europeia.

Deng Xiuxin, do parlamento chinês, concordou que a erradicação da pobreza passa por investimentos em agricultura, saúde e pela melhoria da situação das mulheres. Ele defendeu a redução de barreiras tecnológicas e o apoio ao multilateralismo.

O vice-presidente da Câmara Alta do Reino Unido, Simon Russell, afirmou que metade das mortes de crianças abaixo de 5 anos decorre da desnutrição e parabenizou o Brasil por colocar essa temática no centro dos debates do G20.

Programas sociais

Os representantes mexicanos, Alejandro Ismael Hinojosa eJulieta Riquelme, enfatizaram os programas sociais do país e a redução da pobreza nos últimos anos. Os subsídios assistenciais do México chegam a milhões de pessoas vulneráveis, incluindo mulheres, crianças e idosos.

O parlamentar Shri Harivansh, vice-presidente do Senado indiano, também ressaltou os programas sociais do país e afirmou que a Índia tem tido um papel de liderança global no combate à fome. Segundo ele, mais de 200 milhões de lares, em mais de duas mil comunidades, foram apoiados no país.

A primeira sessão foi conduzida pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco - Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
A primeira sessão foi conduzida pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco - Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Presidente da Câmara de Representantes do Povo da Indonésia, Puan Maharani - Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Presidente da Câmara de Representantes do Povo da Indonésia, Puan Maharani - Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), Fabiana Martin - Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), Fabiana Martin - Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Senadora do Paraguai e presidente do ParlAmericas, Blanca Margarita Ovelar de Duarte - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Senadora do Paraguai e presidente do ParlAmericas, Blanca Margarita Ovelar de Duarte - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Presidente da Câmara dos Deputados da Guiné Equatorial, Salomon Nguema Owono - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Presidente da Câmara dos Deputados da Guiné Equatorial, Salomon Nguema Owono - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Membro da Assembleia Nacional da África do Sul, Annelie Lotriet - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Membro da Assembleia Nacional da África do Sul, Annelie Lotriet - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Vice-presidente do Senado da Itália, Licia Ronzulli - Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Vice-presidente do Senado da Itália, Licia Ronzulli - Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Presidente do Parlamento da Turquia, Numan Kurtulmus - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Presidente do Parlamento da Turquia, Numan Kurtulmus - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Parlamentar da Câmara dos Deputados da Argentina, Jorge Santiago Pauli - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Parlamentar da Câmara dos Deputados da Argentina, Jorge Santiago Pauli - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Vice-presidente do Senado francês, Loïc Hervé - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Vice-presidente do Senado francês, Loïc Hervé - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Parlamentar do Congresso Nacional do Povo da China, Xiuxin Deng - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Parlamentar do Congresso Nacional do Povo da China, Xiuxin Deng - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Vice-presidente da Câmara dos Lordes do Parlamento do Reino Unido, Simon Russell - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Vice-presidente da Câmara dos Lordes do Parlamento do Reino Unido, Simon Russell - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Parlamentar do Senado do México, Alejandro Ismael Murat Hinojosa - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Parlamentar do Senado do México, Alejandro Ismael Murat Hinojosa - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Vice-presidente da Câmara Alta da Índia, Shri Harivansh - Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Vice-presidente da Câmara Alta da Índia, Shri Harivansh - Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Tenente Portela, RS
Atualizado às 06h15
18°
Chuvas esparsas Máxima: 19° - Mínima: 15°
18°

Sensação

1.01 km/h

Vento

98%

Umidade

Folha Popular
Ponto Grill
F&J Santos
Fitness
Rádio Municipal
Pizzaria Alcapone
Lazzaretti
Mercado do povo
Hospital Santo Antonio
Tarzan
Meganet
Mecânica Jaime
Unimed
Portela FM
Sicoob
Sala
Agro Niederle
Sicredi
APPATA
Pizzaria Alcapone
Sicoob
Mercado do povo
Sicoob
Meganet
Lazzaretti
Vento Sul
Tarzan
Rádio Municipal
Ponto Grill
F&J Santos
Agro Niederle
Sicredi
Unimed
Fitness
Sala
APPATA
Mecânica Jaime
Hospital Santo Antonio
Municípios
Sala
Meganet
Lazzaretti
Rádio Municipal
Mercado do povo
Pizzaria Alcapone
F&J Santos
Sicredi
Sicoob
Unimed
Vento Sul
Hospital Santo Antonio
Portela FM
Mecânica Jaime
Ponto Grill
APPATA
Agro Niederle
Fitness
Tarzan
Últimas notícias
Tarzan
Pizzaria Alcapone
Meganet
APPATA
Sicredi
Agro Niederle
Portela FM
Hospital Santo Antonio
Lazzaretti
Sicoob
Ponto Grill
Rádio Municipal
Sala
Mercado do povo
Vento Sul
Fitness
Mecânica Jaime
F&J Santos
Unimed
Mais lidas
Lazzaretti
Tarzan
Portela FM
Unimed
Pizzaria Alcapone
F&J Santos
Hospital Santo Antonio
Ponto Grill
Sala
Sicoob
Agro Niederle
Portela FM
Vento Sul
APPATA
Meganet
Sicredi
Rádio Municipal
Mecânica Jaime
Fitness
Sicoob
Agro Niederle
Vento Sul
Hospital Santo Antonio
Sala
F&J Santos
Unimed
Mecânica Jaime
Rádio Municipal
Tarzan
Ponto Grill
Mercado do povo
Lazzaretti
APPATA
Fitness
Pizzaria Alcapone
Meganet
Sicredi