Brasil de Fato – A Polícia Civil resgatou nesta terça-feira (16) três trabalhadores de uma pedreira clandestina em Taquara (RS), onde estavam em situação análoga à escravidão. A Operação Pó de Pedra II, voltada para o combate ao tráfico de drogas no município, apurou que os trabalhadores eram pagos com pedras de crack.
De acordo com a Polícia, além de serem pagas com drogas, as vítimas foram encontradas em situação de vulnerabilidade. Três trabalhadores foram resgatados pelos agentes. Ao todo, seis pessoas foram presas.
O objetivo da ação é desmantelar o grupo criminoso, responsável pela prática análoga à escravidão e tráfico de drogas. O local era utilizado para extração, venda e transporte de pedras, extraídas no interior do município.
A operação foi realizada de maneira exclusiva pela Polícia Civil, que posteriormente encaminhou os resultados da ação ao Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) para verificação, apuração e registro de uma Notícia de Fato sobre o episódio. O MPT-RS informou que está em diligências para prosseguir nas investigações e buscar mais elementos sobre a situação.