Ponto Grill
Pizzaria Alcapone
Unimed
F&J Santos
Sicredi
APPATA
Sicoob
Sala
Portela FM
Meganet
Vento Sul
Hospital Santo Antonio
Fitness
Tarzan
Rádio Municipal
Mecânica Jaime
Lazzaretti
Mercado do povo
Niederle
Vista Gaúcha

Vista Gaúcha deve colher 450 hectares de milho para silagem na safra 2026

Colheita avança no município, apesar de atrasos causados pelas chuvas e desafios operacionais

19/01/2026 08h18
Por: Júlio Santos
Fotos: Divulgação/Ascom
Fotos: Divulgação/Ascom

A colheita de milho para silagem em Vista Gaúcha segue em andamento na safra 2026, com previsão total de 450 hectares cultivados no município. Até o momento, 306 hectares já foram colhidos, enquanto 107 hectares ainda aguardam a colheita, sendo que cerca de 30 hectares apresentam atraso, principalmente em razão das condições climáticas registradas nos últimos meses.

De acordo com o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, André Danette, as chuvas frequentes entre dezembro e janeiro impactaram diretamente o cronograma inicialmente previsto. “A questão climática acabou atrasando a colheita. Estamos com cerca de 30 hectares fora do prazo, mas com a previsão de tempo mais firme, a expectativa é de concluir toda a safra até o final do mês”, explicou.

Além das condições climáticas, o município também enfrentou dificuldades relacionadas ao maquinário. A máquina própria da Secretaria permaneceu fora de operação por problemas técnicos agravados pelo clima, o que exigiu a utilização de equipamentos terceirizados, além de outras máquinas do próprio município. Até a última quarta-feira (14), uma das colhedoras ainda não havia entrado em operação neste ano.

Segundo o secretário, a produção de silagem envolve um processo amplo, que vai além da colheita do milho. “Nós não realizamos apenas a colheita. O trabalho inclui o uso de carregadeiras, PC e, em alguns casos, reta escavadeira para abertura dos silos. Após isso, a silagem é coberta com terra, utilizando a carregadeira. Também contamos com o trabalho dos tratorneiros, que fazem a compactação, e dos carretões responsáveis pelo transporte. É um esforço coletivo, que envolve muitos profissionais e equipamentos”, destacou Danette.

Paralelamente à colheita da safra principal, o município já iniciou o plantio da safrinha, com aproximadamente 200 hectares em fase de preparo. “A produção de silagem apresenta bons resultados e já estamos avançando com o plantio da safrinha. O ritmo é intenso, mas o compromisso é atender todos os produtores”, acrescentou o secretário.

Por fim, Danette ressaltou o empenho das equipes envolvidas e agradeceu o trabalho conjunto. “Sabemos que há pressão e desafios, mas com o esforço de todos, vamos superar os obstáculos e garantir a silagem necessária para os produtores de Vista Gaúcha”, concluiu.

Folha Popular: Com informações Rádio a Verdade

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários