O deputado estadual Jeferson Fernandes reuniu-se na manhã da quinta-feira (12) com o superintendente da Polícia Penal do Rio Grande do Sul, Sérgio Ilha Dalcol, para tratar de demandas da categoria. Entre os principais temas discutidos estiveram a preocupação com o adoecimento mental dos servidores e critérios para promoção e transferência de policiais penais no Estado.
Durante o encontro, o parlamentar destacou a necessidade de estabelecer critérios claros e técnicos para promoções e remoções, principalmente em casos envolvendo servidores afastados por problemas de saúde, evitando influência de apadrinhamentos políticos. Segundo Dalcol, a superintendência tem buscado reduzir o tempo de espera dos servidores para progressão funcional. Conforme o superintendente, o critério adotado atualmente é o da antiguidade, o que permitiu reduzir o período médio de espera de 12 para aproximadamente sete anos e meio.
Em relação aos pedidos de transferência motivados por adoecimento, Dalcol informou que os processos seguem as determinações previstas no Decreto nº 57.389, do governo de Eduardo Leite, e que, na maioria dos casos, as remoções são autorizadas quando atendidos os requisitos legais.
Outro ponto abordado foi o impacto do adoecimento mental na rotina dos servidores do sistema prisional. O deputado relatou a preocupação da categoria após o registro de mais um caso de suicídio entre policiais penais, reforçando a necessidade de fortalecimento das políticas de acolhimento e acompanhamento psicológico. Dalcol mencionou que a superintendência tem buscado ampliar vagas no sistema prisional, com a conclusão de novas unidades, além de aproximar os setores responsáveis pela saúde do servidor das gestões das casas prisionais.
Jeferson também ressaltou a importância de que as administrações das unidades prisionais adotem uma postura mais sensível às demandas dos trabalhadores, destacando que situações de assédio moral podem contribuir para o agravamento de problemas psicológicos na categoria.
Por fim, o parlamentar solicitou atenção especial durante a implementação das novas regras de regulamentação da Polícia Penal aprovadas recentemente pelo Legislativo estadual. Ele destacou a necessidade de valorização dos servidores, especialmente no que diz respeito à recomposição inflacionária, pauta que, segundo ele, seguirá sendo defendida junto ao governo estadual.
Folha Popular: Com informações da Ascom
Sensação
Vento
Umidade