APPATA
Sicoob
Império
F&J Santos
Sala
Meganet
Sicredi
Unimed
Ponto Grill
Seco Auto Peças
Ipiranga
Fitness
Tarzan
Niederle
Seu Manoel Center
Folha Popular
Mercado Balestrin
Funilaria do Alemão
Lazzaretti
Hospital Santo Antonio
Rádio Municipal
Rádio Cidade
Mecânica Jaime
Coluna

Advento, início do ano da Igreja

Coluna

Visão de Fé

Visão de FéPor: Cônego Alexander Mello Jaeger

29/11/2024 09h51Atualizado há 4 meses
Por: Júlio Santos

O Ano Litúrgico na Igreja católica tem um calendário diferente do civil. Para o civil ele inicia no dia primeiro de janeiro, enquanto o da Igreja começa no primeiro domingo do Advento, que este ano, cai no dia primeiro de dezembro. 
A Igreja celebra o Ano Litúrgico como um ciclo completo, fazendo memória de toda a história da salvação. O início é o tempo da espera da vinda do Salvador, o Advento. Segue com o Natal e seu tempo próprio. Depois vem a Quaresma, que se conclui com a Semana Santa, a semana mais importante do Ano Litúrgico. Após, temos o tempo Pascal, que aos 40 dias celebra a Ascensão de Jesus e aos 50 dias o Pentecoste, a vinda do Espírito Santo. Segue o Tempo Comum com 34 semanas. Para concluir o Ano Litúrgico, se celebra a Solenidade de Cristo Rei e Senhor do universo no domingo da 34ª semana do Tempo Comum. No domingo seguinte reinicia o ciclo anual litúrgico.
 Estamos iniciando o Advento. Advento é uma palavra do latim, que significa "o que há de vir". É um tempo de espera, mas não de algo ou alguém que se deseja, e sim da certeza de que alguém chega. A espera esteve presente em todo Antigo Testamento como a Promessa de Deus da Salvação. Nas missas deste tempo litúrgico são lidos alguns textos dos profetas e é recordado João Batista, o precursor do Messias, como fundamento bíblico da promessa salvífica divina.
 Uma metáfora que se usa para entender este tempo é a espera de alguém que vem à nossa casa. Essa pessoa não chega como visitante, mas como um novo familiar. Ele é muito importante, pois é o Senhor da casa, o verdadeiro dono. Nós somos seus administradores. A chegada de alguém tão importante nos mobiliza para uma preparação digna da sua importância.
 É uma chegada que se espera com muita alegria, pois sua presença, vai melhorar nossa vida na casa. Há uma dinâmica espiritual do Advento que é a preparação. Quem aguarda ansiosamente a chegada de alguém, começa preparando a si mesmo, para depois adequar o seu entorno.
 Na vida litúrgica da Igreja, as quatro semanas do Advento, são o momento de preparar a vida pessoal, comunitária e social para a chegada do Senhor. Continuando a comparação da casa, para a chegada se faz uma boa limpeza, se joga fora o que não serve mais e se organiza os espaços e tempos. Espiritualmente é a oportunidade de uma boa confissão com propósitos reais de conversão e mudanças na vida.
 No início de cada ciclo litúrgico, a Igreja convida os fiéis para fazer o itinerário espiritual, caminhando com Deus, seguindo a Jesus Cristo.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários