Rádio Cidade
Mercado Balestrin
Tarzan
Funilaria do Alemão
Lazzaretti
Seu Manoel Center
Niederle
Sicredi
APPATA
Império
Unimed
Folha Popular
Sicoob
Sala
Meganet
Hospital Santo Antonio
Ipiranga
Fitness
Mecânica Jaime
Ponto Grill
Mercado do povo
Rádio Municipal
F&J Santos
Coluna

A autoridade que vem de Deus

Coluna

Visão de Fé

Visão de FéPor: Cônego Alexander Mello Jaeger

10/01/2025 09h55Atualizado há 4 dias
Por: Júlio Santos

Na antiguidade as religiões costumavam ser particulares. Cada reino ou império tinha os seus deuses e deusas, com formas rituais próprias. O judaísmo também se enquadra nesta categoria, com o Deus de Israel. A fé cristã é a primeira a ser universal, sem uma única forma de celebrar. A Igreja passou a ter como uma de suas características próprias a universalidade. A palavra grega katholicos significa universal, por isso a Igreja é católica.

A narrativa bíblica do nascimento de Jesus, mostra esta realidade. Primeiro os anjos anunciam a chegada do Salvador para os pastores locais, símbolo do povo de Israel, uma religião local e particular. Depois chegam os Magos do Oriente, símbolo do mundo distante. Foram guiados por uma estrela que nos leva ao céu que era para todos, o que é universal. Trazem três presentes. O ouro, reconhecendo a realeza histórica de Jesus, portanto, também política, econômica e social; o incenso, que é queimado como louvor diante da presença de Deus em Jesus; a mirra, perfume usado para preparar o corpo de uma pessoa falecida, antecipando a morte redentora de Jesus.

No dia primeiro de janeiro tive a oportunidade de participar da posse dos poderes legislativos e executivos de dois municípios dos três que compõem a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Em todos os três os padres invocaram a benção de Deus.  A política é o ouro que deve ser oferecido a Deus. Quem recebe encargos públicos deve exercê-los como serviço, o que Jesus mostrou e disse em muitas ocasiões.
Na Carta aos Romanos, o capítulo 13 trata da relação dos cristãos com a autoridade. Os romanos viviam na capital do maior império da antiguidade, e tinha dificuldade na relação com as autoridades constituídas. A Carta afirma que se deve respeitar toda autoridade, pois a autoridade vem de Deus. É importante salientar que é a autoridade que provém de Deus e não a pessoa ou suas ideias. Os cargos são organizações humanas, de ordem externa. A autoridade é de ordem interior, é consolidada pela vida de quem tem encargos. Desejos, vontades e ideologias pessoais não se revestem de autoridade. Isto é autoritarismo.

Os Magos que vem do Oriente fizeram um longo caminho para chegar até Jesus e o adorar. Seguiram um sinal externo, a estrela de Deus. Hoje temos a Palavra de Deus e a Tradição do seu ensinamento que nos orientam, como  a antiga estrela de Belém. Rezemos por todas as pessoas constituídas legitimamente para que tenham a Autoridade que vem de Deus.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários