Visão de FéPor: Cônego Alexander Mello Jaeger
Em 2018 o Papa Francisco pediu que a Igreja rezasse no mês de outubro daquele ano, que é dedicado à oração e as missões, três orações devocionais, para o momento perturbador que o mundo se encontrava. Logo depois experimentamos a primeira pandemia mundial, causada pelo coronavírus, ou a covid19, que matou milhões de pessoas e deixou outros milhões com as mais variadas sequelas. Entre essas orações se encontrava uma direcionada ao Arcanjo São Miguel. Houve um retorno à recitação desta oração que foi composta pelo Papa Leão XII em 13 de outubro de 1884. A oração diz o seguinte:
“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate.
Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio.
Que Deus manifeste o seu poder sobre ele. Eis a nossa humilde súplica.
E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com o poder que Deus vos conferiu,
precipitai no inferno Satanás e os outros espíritos malignos,
que andam pelo mundo tentando as almas. Amém.”
A palavra anjo vem do grego aggelos, que significa mensageiro. Um arcanjo é um mensageiro principal, ou primeiro mensageiro. Na teologia bíblica os anjos e arcanjos não são definidos pela sua natureza, que é espiritual, e sim pela sua função ou encargo, que é ser servidores e mensageiros de Deus. Os Arcanjos são três: Gabriel, Rafael e Miguel.
O nome Miguel, de origem hebraica, significa “Quem é como Deus”, “Semelhança de Deus” ou “Ninguém é como Deus”. Miguel recorda e anuncia o Poder de Deus, um poder que protege e não assusta ou amedronta. O temor a Deus não pode ser confundido com o terror de Deus. A oração pede que São Miguel nos ajude a vencermos e superarmos as tentações que diariamente sofremos. Não precisam ser grandes, as pequenas, muitas vezes, são as que menos são combatidas e as que mais viciam.
Nem os anjos, nem os santos e nem Deus faz o que é de nossa responsabilidade. Os pedidos são claros para que o poder de Deus seja nosso defensor no combate que cada um de nós realiza, e seja nosso refúgio, no qual recuperamos nossa segurança.
No dia 29 de setembro a Igreja celebra a festa destes três Arcanjos, Miguel o defensor dos amigos de Deus, Rafael que mostra que Deus cura males físicos, psíquicos e espirituais e Gabriel que teve a missão de anunciar a Maria que ela seria a mãe do salvador e ouvir dela a resposta “sim, faça-se em mim a vontade de Deus”.
Sensação
Vento
Umidade