F&J Santos
Lazzaretti
Ipiranga
APPATA
Niederle
Sicredi
Tarzan
Rádio Cidade
Mecânica Jaime
Folha Popular
Sala
Império
Hospital Santo Antonio
Sicoob
Meganet
Rádio Municipal
Raffaelli
Mercado Balestrin
Seco
Ponto Grill
Fitness
Unimed
Funilaria do Alemão
Coluna

Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Jesus

Os dogmas são verdades de fé

Visão de Fé

Visão de FéPor: Cônego Alexander Mello Jaeger

09/10/2024 16h32
Por: Júlio Santos

No dia 12 de outubro a Igreja católica celebra a solenidade da Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida. Por ser a padroeira do Brasil é feriado nacional. Essa data foi escolhida pela proximidade do dia do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul, estado de São Paulo, em 1717. O local hoje é a cidade de Aparecida, onde se encontra o seu Santuário nacional.

A estátua tem 36 centímetros de altura e pesa dois quilos e meio. Foi feita de terracota, barro cozido, no estilo barroco. Em sua cabeça há três flores que representam a Santíssima Trindade, está grávida de Jesus, pois sua cintura é circundada por uma fita e está alegre pela gravidez, o que é expresso pelo leve sorriso nos lábios. Aos seus pés está a lua, conforme o Livro do Apocalipse, e protege a humanidade do mal. O anjo recorda a anunciação de Jesus como Salvador.

Originalmente é uma imagem da Imaculada Conceição. O nome Aparecida se deu por ter “aparecido” aos pescadores, que encontraram a estátua nas redes de pesca, primeiro o corpo e depois a cabeça, que estavam separados um do outro.

A Igreja católica professa quatro dogmas sobre Maria. Os dogmas são verdades de fé. Os dogmas não são inventados em um determinado momento. Fazem parte do que a Igreja desde sua origem acredita. A sua proclamação solene e oficial é que acontece em uma determinada data. No século quarto Maria foi declara Virgem antes, durante e depois do parto e de ser a Mãe de Deus. Em 1854 foi proclamada a sua Imaculada Conceição e em 1950 a sua Assunção aos Céus. A imagem existia muito antes da proclamação do dogma, pois já era a fé da Igreja.

No Brasil a imagem decepada de Maria, encontrada em um rio, adquiriu um significado muito maior que a fé. Provavelmente a estátua era colorida, mas o tempo que permaneceu no fundo do rio retirou a cor escureceu a argila. Naquela época o Brasil vivia o regime da escravidão. Milhares de pessoas negras não tinham cidadania, liberdade e eram submetidas a muita crueldade. Muitas escravas, quando engravidavam dos seus senhores, eram jogadas nos rios depois de ter suas cabeças cortadas. Não foi difícil ver no encontro das duas partes da estátua e na restauração da imagem negra e decepada, um sinal da proteção de Deus a esta parcela do povo brasileiro e sua descendência.

Desde então a devoção a Nossa Senhora Aparecida não para de crescer, estendendo-se a todo povo brasileiro. Nossa paróquia foi a ela dedicada. Neste ano, desde o dia dois de outubro, se faz diariamente uma novena, preparando a grande festa espiritual que acontece no dia doze.

Que Nossa Senhora Aparecida nos proteja e interceda junto ao Senhor para termos uma vida abençoada.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários