Visão de FéPor: Cônego Alexander Mello Jaeger
No dia 12 de outubro a Igreja católica celebra a solenidade da Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida. Por ser a padroeira do Brasil é feriado nacional. Essa data foi escolhida pela proximidade do dia do encontro da imagem no rio Paraíba do Sul, estado de São Paulo, em 1717. O local hoje é a cidade de Aparecida, onde se encontra o seu Santuário nacional.
A estátua tem 36 centímetros de altura e pesa dois quilos e meio. Foi feita de terracota, barro cozido, no estilo barroco. Em sua cabeça há três flores que representam a Santíssima Trindade, está grávida de Jesus, pois sua cintura é circundada por uma fita e está alegre pela gravidez, o que é expresso pelo leve sorriso nos lábios. Aos seus pés está a lua, conforme o Livro do Apocalipse, e protege a humanidade do mal. O anjo recorda a anunciação de Jesus como Salvador.
Originalmente é uma imagem da Imaculada Conceição. O nome Aparecida se deu por ter “aparecido” aos pescadores, que encontraram a estátua nas redes de pesca, primeiro o corpo e depois a cabeça, que estavam separados um do outro.
A Igreja católica professa quatro dogmas sobre Maria. Os dogmas são verdades de fé. Os dogmas não são inventados em um determinado momento. Fazem parte do que a Igreja desde sua origem acredita. A sua proclamação solene e oficial é que acontece em uma determinada data. No século quarto Maria foi declara Virgem antes, durante e depois do parto e de ser a Mãe de Deus. Em 1854 foi proclamada a sua Imaculada Conceição e em 1950 a sua Assunção aos Céus. A imagem existia muito antes da proclamação do dogma, pois já era a fé da Igreja.
No Brasil a imagem decepada de Maria, encontrada em um rio, adquiriu um significado muito maior que a fé. Provavelmente a estátua era colorida, mas o tempo que permaneceu no fundo do rio retirou a cor escureceu a argila. Naquela época o Brasil vivia o regime da escravidão. Milhares de pessoas negras não tinham cidadania, liberdade e eram submetidas a muita crueldade. Muitas escravas, quando engravidavam dos seus senhores, eram jogadas nos rios depois de ter suas cabeças cortadas. Não foi difícil ver no encontro das duas partes da estátua e na restauração da imagem negra e decepada, um sinal da proteção de Deus a esta parcela do povo brasileiro e sua descendência.
Desde então a devoção a Nossa Senhora Aparecida não para de crescer, estendendo-se a todo povo brasileiro. Nossa paróquia foi a ela dedicada. Neste ano, desde o dia dois de outubro, se faz diariamente uma novena, preparando a grande festa espiritual que acontece no dia doze.
Que Nossa Senhora Aparecida nos proteja e interceda junto ao Senhor para termos uma vida abençoada.
Sensação
Vento
Umidade