Rádio Municipal
Vento Sul
Tarzan
Lazzaretti
Mecânica Jaime
Portela FM
F&J Santos
Sicoob
Fitness
Pizzaria Alcapone
Sicredi
Meganet
Unimed
Mercado do povo
Hospital Santo Antonio
Niederle
Ponto Grill
Sala
APPATA
Meio Ambiente

Colaboradoras da Semae conduzirão debates na 1ª Conferência Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Evento reforça a importância da participação social na Agenda 2030Na próxima sexta-feira, 24, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia...

22/04/2026 14h28
Por: Júlio Santos
Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Evento reforça a importância da participação social na Agenda 2030

Na próxima sexta-feira, 24, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) estará presente na 1ª Conferência Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pasta é correalizdora da Conferência, que ocorre das 8h às 21h, no auditório da ESAG/UDESC, em Florianópolis. As inscrições foram encerradas com a confirmação de 350 participantes.

No Eixo 2, que vai discutir Sustentabilidade ambiental, colaboradoras da Semae vão atuar como facilitadoras, conduzindo os debates: Andreoara Schmidt, oceanógrafa e pesquisadora; Andrea Martins, pesquisadora; e Priscila Correa, especialista em gestão ambiental. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas em https://sc.movimentoods.org.br/santa-catarina-convoca-a-1a-conferencia-estadual-dos-ods-e-mobiliza-sociedade-para-construir-solucoes-sustentaveis/ .

“A participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde em um espaço como a 1ª Conferência Estadual dos ODS é fundamental para garantir que as políticas públicas ambientais estejam integradas a uma construção coletiva, com diálogo entre governo e sociedade. É nesse ambiente que fortalecemos parcerias, alinhamos estratégias e avançamos em soluções concretas para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”, destaca o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Guilherme Dallacosta.

O tema central do encontro é: “A Agenda 2030 no Brasil: Fortalecer a Democracia e Defender os Direitos Humanos para a construção coletiva de um novo modelo de desenvolvimento sustentável” e representa um passo de Santa Catarina rumo ao fortalecimento da Agenda 2030 e é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional ODS, que será realizada de 29 de junho a 2 de julho de 2026, em Brasília – DF.

Durante o encontro, os participantes, de forma integrada, por meio de grupos temáticos, vão debater desafios do estado, elaborar propostas concretas e definir prioridades relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Ao final, as propostas resultantes desses grupos serão apresentadas e votadas em plenária. Serão aprovadas até seis propostas, uma por eixo temático, que serão encaminhadas à etapa nacional. Também será realizada a eleição da delegação que representará Santa Catarina nesse processo.

Conheça os eixos que orientam os debates da 1ª Conferência ODS
Eixo 1 – Democracia e instituições fortes
Eixo 2 – Sustentabilidade ambiental
Eixo 3 – Promoção da inclusão social e o combate às desigualdades
Eixo 4 – Inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável
Eixo 5 – Governança participativa
Eixo 6 – Colaboração multissetorial e financiamento da Agenda 2030

A iniciativa é liderada pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina, em correalização com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE/SC), reunindo diferentes setores da sociedade em torno de um objetivo comum: construir caminhos concretos para o desenvolvimento sustentável no estado.O evento conta ainda com apoio institucional da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – CNODS e da Secretaria-Geral do Governo Federal. O apoio de divulgação é da Camino Sustentabilidade, ABRH Grande Florianópolis e Selo Social e o apoio em acessibilidade é da Interpres.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários