APPATA
Portela FM
Tarzan
Unimed
Sicredi
F&J Santos
Pizzaria Alcapone
Hospital Santo Antonio
Ponto Grill
Meganet
Sala
Vento Sul
Sicoob
Lazzaretti
Fitness
Mercado do povo
Rádio Municipal
Mecânica Jaime
Niederle
Turismo

Santa Catarina estreia na maior feira de vinhos do país para consolidar o enoturismo como vocação estratégica

Foto: Divulgação / SeturPela primeira vez, Santa Catarina marca presença com um estande próprio na Wine South America, maior feira de vinhos e espu...

06/05/2025 20h00
Por: Júlio Santos
Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação / Setur

Pela primeira vez, Santa Catarina marca presença com um estande próprio na Wine South America, maior feira de vinhos e espumantes do Brasil, que ocorre entre 6 e 8 de maio, em Bento Gonçalves (RS). A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e com incentivo do governador Jorginho Mello, visa posicionar o estado como um destino consolidado no enoturismo, setor que vem ganhando relevância econômica e turística.

Com diversas vinícolas em operação – muitas delas premiadas nacional e internacionalmente –, a Serra catarinense se destaca pela produção de vinhos de altitude, uvas, espumantes finos e rotas turísticas que combinam paisagens deslumbrantes, gastronomia e experiências enoculturais.

Santa Catarina na Wine South America: networking e oportunidades de negócios

O evento reunirá importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e especialistas do setor, oferecendo um ambiente ideal para fechar negócios e fortalecer parcerias. A participação catarinense incluirá a degustações de vinhos e espumantes produzidos na região, reuniões de negócios com compradores nacionais e internacionais e divulgação de roteiros de enoturismo.

A secretária do Turismo, Catiane Seif, reforça a importância da feira: “Esta é a primeira vez que um governo se preocupa em posicionar o estado como um destino sólido no enoturismo. O governador Jorginho Mello reconhece a importância da vocação para a economia. Santa Catarina está se posicionando como um destino de inverno e agora estamos mostrando que, além de toda diversidade turística, somos um polo de excelência no enoturismo. Nossas vinícolas produzem rótulos de altíssima qualidade, e a Wine South America é a vitrine perfeita para atrair investidores, enoturistas e ampliar nossa visibilidade no mercado.”

Estarão presentes no evento as vinícolas:

Suzin, Hiragami, Abreu Garcia, Altopiano, Thera, Vinhedos do Monte Agudo, Serra do Sol,
Pericó, Gaudio, Quinta da Neve, Vivalti e Alto dos Ventos.

Serão apresentados rótulos como os do Vales da Uva Goethe: Vinícola Mazon, Vinhos
Trevisol, Vinhos Quarezemin, Vinhos Damian, Vinhos de Noni e Vinícola Bianco

O enoturismo como motor econômico

O turismo de rotas em vinícolas é uma atração para movimentar a Serra Catarinense e outros locais do estado. O enoturismo, que já é consolidado em diversos lugares do mundo, movimenta a economia gerando empregos e receita direta e indireta para o estado. As regiões que possuem rotas temáticas, conseguem desenvolver outros setores ao seu redor, como o de hospedagem e a gastronomia local.

Sobre a Wine South America

Considerada o maior evento do setor na América Latina, a feira reúne expositores de todo o Brasil e de países como Argentina, Chile e Itália. Nesta edição, Santa Catarina terá a oportunidade de firmar acordos comerciais para exportação, promover o turismo de experiência vinculado ao vinho e atrair eventos especializados, como festivais e workshops.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários