No dia 27 de julho aconteceu a missa em ação de graças pelos 60 anos da construção da igreja matriz Nossa Senhora Aparecida de Tenente Portela. Ela foi presidida pelo bispo diocesano Dom Antônio Carlos Rossi Keller e concelebrada por diversos sacerdotes, e teve a presença de centenas de fiéis vindos das várias capelas e comunidades que compõem a paróquia e, também, de outras paróquias.
[caption id="attachment_22218" align="alignnone" width="696"]
A missa foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Antônio Carlos Rossi Kelle[/caption]
Na missa foram feitos agradecimentos ao padre Albino Busatto, que idealizou e construiu a igreja matriz, aos padres que aqui trabalharam e trabalham e a todas as pessoas que contribuíram direta e indiretamente para essa obra. Foi também o momento de conhecer algumas melhorias conduzidas pelo atual pároco, padre Luiz Afonso dos Santos.
Entre as melhorias apresentadas destacam-se o sacrário, que ficava na capela à esquerda do átrio de entrada da matriz e retornou ao fundo do presbitério, sob a pintura de Jesus ressuscitado; Jesus crucificado, feito em bronze, em tamanho natural; a imagem da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, que recebeu destaque; e as imagens devocionais que foram colocadas nas duas paredes laterais. Estas mudanças possibilitam maior concentração para os fiéis nos momentos de celebração e oração pessoal.
A capela onde estava o sacrário volta à sua função original, ou seja, ser a capela do batismo. Ali está a pia batismal, os santos óleos e o círio depois do tempo pascal. O círio representa Cristo ressuscitado. Foi feita uma pintura da Santíssima Trindade, em nome das Três Pessoas Divinas que se administra no batismo. A obra foi confeccionada pelo renomado artista sacro paraguaio, residente no Brasil, Ruben Dario Diaz Casco.
Também foi explicado aos presentes à celebração o destaque feito para um novo confessionário, feito em madeira. O padre explicou que há uma sala de confissões situada à esquerda de quem entra no templo, um lugar aberto, propício para quem quer confessar diante do sacerdote frente a frente. De acordo com o pároco, no entanto, muitas pessoas não se sentem bem e preferem o modo mais impessoal de se confessar e, por isso, o confessionário tem uma grade que separa a visão do sacerdote e penitente. “O sacramento da reconciliação é muito importante e necessitava esta outra forma para atingir mais fiéis”, afirma o padre.
Ainda foram apresentadas mudanças em parte da iluminação, internamente, na entrada e nos vitrais, com retro iluminação mais potente, e na parte externa com lâmpadas que destacam as linhas arquitetônicas do imponente edifício da igreja matriz. O mural de azulejos na parte da frente da torre recebeu uma iluminação direta e as colunas frontais e laterais e a torre têm holofotes que podem mudar de cor, possibilitando celebrar as cores litúrgicas.
No final da missa todos se dirigiram para o pátio em frente à matriz para assistir uma apresentação musical das crianças da catequese e a queima comemorativa de fogos de artifício. Foi a primeira vez que a comunidade pode ver a igreja com a sua nova iluminação.
[caption id="attachment_22219" align="alignnone" width="696"]
Após a missa, crianças da catequese realizaram apresentação musical[/caption]


Por: Cônego Alexander Mello Jaeger - Igreja Nossa Sehora Aparecida
No dia 27 de julho de 1964 foi inaugurada a nova Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tenente Portela. Um prédio de estilo mais contemporâneo, baseado em linhas arquitetônicas retas e diretas nas estruturas, utilizando amplamente o concreto, pois o cimento era uma novidade de algumas décadas no Brasil. A simplicidade e funcionalidade do edifício vem também da experiência do pós-guerra, que exigia prédios mais baratos, funcionais e rápidos em sua construção.
A primeira plana feita pelo engenheiro Ivo Schwants em 1958 foi considerada muito cara pela comissão de construção. A nova planta elaborada pelo engenheiro Ricardo Schmidt, teve sua aprovação em meados de 1960. Em 2 de janeiro de 1961 iniciou-se o processo de construção. Vendeu-se a olaria de propriedade da paróquia, solicitou-se a colaboração de máquinas das prefeituras de Tenente Portela, Três Passos e Frederico Westphalen. Muitas pessoas deram dias de trabalho gratuito e as famílias contribuíram com uma generosa oferta anual para a edificação. Os trabalhos ficaram ao encargo do construtor Guido Puntel e seus filhos.
A ideia de construir uma igreja nova para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tenente Portela foi do seu primeiro vigário, o que hoje se chama pároco, Pe. Albino Ângelo Busato. Pe. Albino assumiu a então criada paróquia de Tenente Portela nos finais do ano de 1946 e encontrou uma pequena capela ao lado de um capitel. Provavelmente nesta capela os Beatos Manuel e Adílio celebraram uma de suas últimas missas antes do Martírio em Três Passos. O Vigário construiu uma igreja maior ainda em madeira. Uma década depois já planeja uma igreja muito maior e em tijolos.
O novo templo possui características próprias. Há uma torre com mais de 50 metros que, além se ser um sinal visível do governo de Deus sobre a cidade, receberá os sinos que marcam o ritmo e o tempo de cada dia, bem como anunciará os momentos de alegria e tristeza da comunidade. Até hoje, prédios que ficam perto de igrejas com sinos, na Europa, tem seus aluguéis e compras mais caros. Na torre há um imenso painel em azulejos retratando a Padroeira Nossa Senhora da Conceição Aparecida e ao ladro dois grandes vitrais representando os dois momentos fundamentais da Missa: a Palavra de Deus e a presença de Deus no Pão e Vinho consagrados.
A ampla nave da igreja tem um pé direito alto, era circundada de capelas laterais onde se localizavam as capelas devocionais e os confessionários e no fundo havia o Altar Maior com a imagem do Crucificado em bronze, de tamanho natural. O Altar foi retirado e construído uma parede com um painel em azulejos do Cristo Ressuscitado na sua frente. No seu espaço aconteceram tantas celebrações que marcaram e marcam a vida de milhares de paroquianos e que ainda irão marcar.
A igreja é um marco referencial desta cidade de Tenente Portela. Testemunho que sempre há pessoas fotografando-se diante dela. Este edifico recebeu muitas reformas e deverá receber outras para a sua melhoria. A população portelense e os paroquianos sentem-se orgulhosos desta obra de seus antepassados e assumem o compromisso de manter viva a fé que nela se expressa e também conservar e melhorar este arrojado projeto do Pe. Albino e seus paroquianos.
Sensação
Vento
Umidade