Hospital Santo Antonio
Unimed
F&J Santos
Ponto Grill
Sala
Rádio Municipal
Sicoob
Mecânica Jaime
APPATA
Fitness
Tarzan
Portela FM
Sicredi
Meganet
Pizzaria Alcapone
Lazzaretti
Mercado do povo
Niederle
Vento Sul
Saúde

Governo do Estado habilita centro de atendimento do Programa TEAcolhe em Eldorado do Sul

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), habilitou, nesta terça-feira (31/3), um novo centro de atendimento em saúde (CAS) do Pr...

31/03/2026 19h24
Por: Júlio Santos
Fonte: Secom RS
Iniciativa amplia a oferta de atendimentos especializados às pessoas com transtorno do espectro do autismo e suas famílias -Foto: Arthur Vargas/Ascom SES
Iniciativa amplia a oferta de atendimentos especializados às pessoas com transtorno do espectro do autismo e suas famílias -Foto: Arthur Vargas/Ascom SES

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), habilitou, nesta terça-feira (31/3), um novo centro de atendimento em saúde (CAS) do Programa TEAcolhe em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A titular da SES, Arita Bergmann, assinou a portaria que habilita o município para receber recursos estaduais para implantação e funcionamento do serviço. O objetivo é ampliar a oferta de atendimentos especializados às pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) e suas famílias.

“Estamos celebrando mais essa entrega, fruto de um trabalho de união e parceria do governo do Estado com a prefeitura e aAssociação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que se traduz na efetivação de uma política pública à disposição da população de Eldorado do Sul e da região”, disse Arita. O serviço funcionará na Apae de Eldorado do Sul e a SES irá realizar um repasse mensal de R$ 100 mil.

Estão previstos, pelo menos, 1,2 mil atendimentos mensais, que deverão ser prestados a, no mínimo, 150 usuários. “Mais do que discursos, com a abertura do CAS aqui em Eldorado, estamos na prática fortalecendo uma política pública efetiva para o atendimento às pessoas com TEA”, destacou a prefeita Juliana Carvalho.

O CAS TEAcolhe de Eldorado do Sul irá se somar aos outros três centros já em funcionamento na Região de Saúde 3 (Carbonífera), que estão instalados nas Apaes de Barra do Ribeiro, Tapes e Charqueadas. “As Apaes representam cerca de 75% dos centros do TEAcolhe já aprovados no Estado”, ressaltou a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES, Marilise Fraga.

TEAcolhe

O TEAcolhe é um serviço especializado do governo do Estado, executado pela SES e voltado ao atendimento gratuito e multidisciplinar de pessoas com TEA, visando à inclusão e ao apoio especializado, com dezenas de centros espalhados pelo Estado.

Cada CAS conta com uma equipe composta por pelo menos seis profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e médicos especialistas, todos com formação específica no atendimento ao TEA. A iniciativa também oferece suporte às famílias e às redes municipais de saúde, educação e assistência social.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários