Lazzaretti
Unimed
Folha Popular
Raffaelli
Niederle
Seco
Ponto Grill
Império
Ipiranga
Meganet
F&J Santos
APPATA
Seu Manoel
Sala
Hospital Santo Antonio
Fitness
Mecânica Jaime
Mercado Balestrin
Sicredi
Tarzan
Mercado do povo
Rádio Municipal
Sicoob
Saúde

Governo entrega, no Hospital de Alvorada, primeiros dez leitos da Operação Inverno Gaúcho com Saúde

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inaugurou no Hospital de Alvorada os primeiros dez leitos da Operação Inverno Gaúcho co...

13/06/2025 18h24
Por: Júlio Santos
Fonte: Secom RS
Dos novos leitos, cinco são destinados a pacientes pediátricos que necessitam de suporte ventilatório pulmonar -Foto: Guga Stefanello/Ascom SES
Dos novos leitos, cinco são destinados a pacientes pediátricos que necessitam de suporte ventilatório pulmonar -Foto: Guga Stefanello/Ascom SES

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inaugurou no Hospital de Alvorada os primeiros dez leitos da Operação Inverno Gaúcho com Saúde, nesta sexta-feira (13/6). Com investimento de R$ 178,8 mil, os novos leitos vão reforçar o atendimento à população do município durante os meses de inverno, evitando a sobrecarga nos serviços de emergência.

Dos dez leitos, cinco fazem parte da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e são destinados a pacientes adultos com síndrome respiratória aguda grave. Os outros cinco são leitos pediátricos (de zero a 18 anos) para pacientes que necessitam de suporte ventilatório pulmonar. O hospital também conta com dez leitos na UTI pediátrica.

A meta do Estado é de que sejam abertos, conforme a necessidade, até 400 novos leitos no RS com os R$ 133,1 milhões investidos para reforçar e qualificar o atendimento nos hospitais e na atenção básica durante o inverno.

A diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE), Lisiane Fagundes, ressaltou a rapidez para a abertura dos novos leitos. Entre o contato do hospital pedindo o apoio da SES – na noite de segunda-feira (9/6) – e a entrega foram menos de quatro dias.

“Nas próximas semanas, abriremos novos leitos e chegaremos a 400 para atender a população”, disse Lisiane, que representou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, na cerimônia.

Vacinação

“A abertura de leitos para cuidar de quem está doente é fundamental, mas o nosso maior recurso para proteger a populaçãocontra a influenza é a vacina”, ressaltou a diretora do DGAE. “O ideal é que as pessoas não precisem chegar ao ponto de utilizar os leitos.”

“Estamos buscando vacinar cada vez mais, abrindo quatro Unidades Básicas de Saúde nos finais de semanas e em horários estendidos”, ressaltou o prefeito de Alvorada, Douglas Martello. Segundo ele, a meta do município é vacinar 40 mil pessoas.

Texto: Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários