O nível do Rio Uruguai voltou a subir significativamente e alcançou 10,68 metros às 9h desta quinta-feira (23), em Itapiranga (SC), registrando aumento de seis centímetros na última hora, conforme boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e pela Defesa Civil.
A elevação do rio mantém suspensa a travessia da Barca Aliança, responsável pela ligação entre Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC). A interrupção ocorreu na noite de quarta-feira (22), quando a forte correnteza passou a comprometer a segurança da operação. Até o momento, não há previsão para a retomada do serviço.
Além da interrupção da travessia, a cheia já provoca diversos pontos de alagamento no interior de Itapiranga. Conforme o boletim oficial, há água sobre a ponte no entroncamento da Beira Rio com o Arroio Jaboticaba, na ponte da Olaria Dourado, na ponte sobre o Arroio Santa Fé, próximo ao Bosques Bar, e na ponte localizada junto ao Colégio Agrícola, em Sede Capela.
Também foram registrados alagamentos entre a Cerâmica Barth e o Porto Rodhe, além de água sobre a pista em Volta de Chapéu. O monitoramento aponta ainda a inundação da Ponte do Macaco, na Linha Laranjeira, e da ponte da Linha Chapéu, comprometendo o deslocamento de moradores dessas comunidades.
A rápida elevação do Rio Uruguai é reflexo das chuvas intensas registradas nos últimos dias em grande parte da bacia hidrográfica e do elevado volume de água que chega às usinas instaladas ao longo do rio, como a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, que permanece operando com vertimento devido ao alto fluxo de água.
As equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos de segurança seguem acompanhando a evolução do nível do rio e orientam que a população evite áreas alagadas, não tente atravessar pontes cobertas pela água e acompanhe apenas os comunicados oficiais.
Folha Popular: Com informações da Defesa Civil de Itapiranga.
Sensação
Vento
Umidade