Sicredi
Fitness
Mercado do povo
Pizzaria Alcapone
Tarzan
Portela FM
Lazzaretti
Sala
Ponto Grill
Rádio Municipal
Meganet
Sicoob
APPATA
F&J Santos
Unimed
Hospital Santo Antonio
Mecânica Jaime
Niederle
Vento Sul
Barra do Guarita

Cavalarianos de Barra do Guarita vêm a Tenente Portela buscar a Chama Crioula

Após percorrer mais de 500 quilômetros até Tenente Portela, a centelha começa a ser levada por tradicionalistas aos municípios da região

11/09/2026 16h07Atualizado há 2 semanas
Por: Júlio Santos
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

A Chama Crioula chegou a Tenente Portela no início desta semana, após uma jornada de mais de 500 quilômetros a cavalo, e agora começa a ser distribuída aos municípios da região que realizam suas programações da Semana Farroupilha. A centelha está sob responsabilidade da Brigada Militar de Tenente Portela, onde permanece para ser retirada pelos grupos tradicionalistas.

Na tarde desta sexta-feira, dia 11, aproximadamente 10 cavalarianos de Barra do Guarita estiveram na sede da Brigada Militar para buscar a Chama Crioula. O grupo realizou a retirada da centelha e iniciou o retorno ao município, onde ela será utilizada na programação da 2ª edição do Acampamento Farroupilha.

A distribuição a partir de Tenente Portela faz parte do processo de encaminhamento da Chama aos municípios da região. Depois de chegar ao município, a centelha permanece sob guarda e, gradativamente, é retirada pelos grupos tradicionalistas que fazem o transporte até suas comunidades.

A presença dos cavalarianos de Barra do Guarita nesta sexta-feira é um exemplo desse movimento regional. Os tradicionalistas fazem o deslocamento a cavalo para conduzir a centelha e participar das cerimônias de abertura dos festejos em seus municípios.

Em Barra do Guarita, a Chama será utilizada durante a programação da 2ª edição do Acampamento Farroupilha, que reúne atividades tradicionalistas e culturais. O evento terá programação ao longo da Semana Farroupilha.

Em Tenente Portela, a chegada da centelha também integra a programação do 15º Acampamento Farroupilha, promovido pelo CTG Guardiões da Fronteira, que neste ano registra recorde de 64 ranchos instalados no entorno da Praça do Imigrante.

A passagem da Chama por Tenente Portela reforça a integração entre os municípios da região durante os festejos de setembro. Depois de percorrer centenas de quilômetros até chegar ao município, a centelha segue agora seu caminho, conduzida pelos cavalarianos que a levam para diferentes pontos da Região Celeiro.

Folha Popular

  • Cavalarianos de Barra do Guarita vêm a Tenente Portela buscar a Chama Crioula
  • Cavalarianos de Barra do Guarita vêm a Tenente Portela buscar a Chama Crioula
  • Cavalarianos de Barra do Guarita vêm a Tenente Portela buscar a Chama Crioula
  • Cavalarianos de Barra do Guarita vêm a Tenente Portela buscar a Chama Crioula
  • Cavalarianos de Barra do Guarita vêm a Tenente Portela buscar a Chama Crioula
  • Cavalarianos de Barra do Guarita vêm a Tenente Portela buscar a Chama Crioula
  • Cavalarianos de Barra do Guarita vêm a Tenente Portela buscar a Chama Crioula
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários