Mecânica Jaime
F&J Santos
Rádio Municipal
Fitness
Lazzaretti
Meganet
Sala
Niederle
Vento Sul
Tarzan
Mercado do povo
Pizzaria Alcapone
Unimed
Ponto Grill
Sicoob
APPATA
Hospital Santo Antonio
Sicredi
Portela FM
Agricultura

Epagri cede área em Campos Novos para instalação do Instituto Federal Catarinense

O anúncio da cessão da área foi feito em reunião nesta segunda-feira, 4, na Sede da Epagri, em Florianópolis – Foto: Divulgação/EpagriNa manhã dest...

05/11/2024 16h11
Por: Júlio Santos
Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O anúncio da cessão da área foi feito em reunião nesta segunda-feira, 4, na Sede da Epagri, em Florianópolis – Foto: Divulgação/Epagri

Na manhã desta segunda-feira, 4, o presidente da Epagri, Dirceu Leite, anunciou que a Empresa vai ceder cinco hectares de sua área em Campos Novos para que o Instituto Federal Catarinense (IFC) instale um campus no município. O anúncio foi feito em reunião na Sede da Epagri, em Florianópolis.

De acordo com Dirceu Leite, os cinco hectares serão repassados para o IFC em sistema de comodato. “Recebemos essa demanda do Instituto no começo de 2024. A partir disso, o governador Jorginho Mello nos solicitou um replanejamento das atividades da Estação Experimental da Epagri em Campos Novos para atender ao pedido, pois entende a importância da instituição de ensino para a região. Agora, a partir de um plano de reestruturação da Epagri, isso foi possível de forma a não prejudicar a pesquisa agropecuária que desenvolvemos em nossa unidade no município”, relata o presidente.

Pesquisa com leite e grãos

A Estação Experimental da Epagri em Campos Novos (EECN) está em uma área de 98,5 hectares, dividida entre áreas de preservação, benfeitorias, pastagens e produção de grãos. É a única unidade de pesquisa que abriga  um Centro de Referência Tecnológica (CRT) para produção de leite.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Esse CRT ocupa 25 hectares com pastagens perenes e anuais e desenvolve pesquisas direcionadas à produção sustentável de leite. Atualmente a EECN possui um rebanho leiteiro com 85 animais. Outros 32 hectares são utilizados para a produção de grãos de soja e de milho (grão e silagem), que são destinados para a alimentação desses animais.

Conforme a gerente da Estação, pesquisadora Fabiana Schmidt, essas áreas também são destinadas para a produção de sementes genéticas de milho, feijão, azevéns, festuca e linhaça, entre outras culturas das quais a Epagri é obtentora.  Ela informa, ainda, que a estação desenvolve projetos de pesquisa de abrangência estadual da pecuária consciente carbono zero.

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

 “Esses estudos consistem em desenvolver estratégias de mitigação de gases do efeito estufa, principalmente metano entérico, e definir os parâmetros que permitam calcular a pegada de carbono da pecuária de leite bovina à base de pastagens. Com isso, apoiamos o compromisso que o Governo de Santa Catarina assumiu na COP26 para desenvolver sistemas agropecuários resilientes, com transição social justa para economia de baixo carbono ou baixa emissão de GEE”, diz ela.

A unidade conta, também, com uma das mais antigas e completas estações meteorológicas de Santa Catarina, de grande importância para a manutenção da qualidade das informações ambientais para o Estado. A EECN  atende cerca de 30 municípios. Com o plano de reestruturação da Epagri, novos pesquisadores serão contratados para a unidade. Eles vão trabalhar especificamente com gado leiteiro e produção de grãos, aumentando assim os níveis de conhecimentos e soluções oferecidos pela Empresa.

Informações para a imprensa:
Isabela Schwengber
Assessora de comunicação da Epagri
(48) 3665-5407/99161-6596

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários