Folha Popular
Rádio Cidade
Mercado Balestrin
F&J Santos
Tarzan
Ipiranga
Seco Auto Peças
Funilaria do Alemão
Meganet
Seu Manoel Center
Fitness
Niederle
Sala
Unimed
Mecânica Jaime
Sicoob
Lazzaretti
Império
Hospital Santo Antonio
Sicredi
Rádio Municipal
Ponto Grill
APPATA
Agricultura

Governo do RS e Rede ILPF se unem para estimular a expansão do Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta

O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), e a Associação Rede ILPF...

11/03/2025 20h45
Por: Júlio Santos
Fonte: Secom RS
O acordo de cooperação técnica foi assinado nesta terça-feira (11/3) na Expodireto Cotrijal -Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
O acordo de cooperação técnica foi assinado nesta terça-feira (11/3) na Expodireto Cotrijal -Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), e a Associação Rede ILPF assinaram, nesta terça-feira (11/3), na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, um acordo de cooperação técnica para a implantação do Integra RS, programa que se dedicará ao fomento da expansão no Estado do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

O convênio tem como objetivo identificar áreas estratégicas para a adoção do Sistema ILPF, com ênfase na intensificação sustentável, além de promover uma agenda de difusão de conhecimento e tecnologias relacionadas ao tema. As ações previstas incluem dias de campo, encontros técnicos e workshops, destacando as oportunidades socioeconômicas e ambientais do sistema para o setor agropecuário gaúcho.

Participaram da assinatura do acordo o vice-governador Gabriel Souza, o titular da Seapi, Clair Kuhn, o diretor-presidente da Rede ILPF, Francisco Matturro, e do coordenador do Plano ABC+RS, Jackson Brilhante. Gabriel, que é médico veterinário, recordou o aprendeu na faculdade sobre a integração lavoura-pecuária, a qual considera essencial.

"A integração com florestas não só aumenta a produtividade e a eficiência do uso da terra, como também contribui para uma agricultura mais sustentável, emitindo menos carbono. O governador Eduardo Leite sempre enfatiza a necessidade de uma agricultura que respeite nosso compromisso com a sustentabilidade", destacou o vice governador.

E acrescentou: "Para alcançarmos nossas metas de redução de emissões, cremos que o futuro do agronegócio está na integração de diferentes culturas. E é por isso que buscamos um acordo de cooperação técnica com a Rede LPF. É uma prioridade para o nosso Estado apoiar e desenvolver um setor primário mais sustentável".

A iniciativa faz parte do programa Integra Rede ILPF, já consolidado em São Paulo com o Integra SP. O primeiro passo será a capacitação de profissionais do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), referência em pesquisa e desenvolvimento da orizicultura, e da Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), voltada ao fortalecimento da agropecuária gaúcha.

“A ciência e o estudo demonstraram ao longo dos anos a evolução para a agropecuária gaúcha. Com esse acordo assinado agora, temos a oportunidade em nossas mãos de fazermos mais. Sem dúvida, essa é uma atividade que vai integrar a lavoura-pecuária-floresta e levar mais renda aos produtores”, afirmou Clair.

O cronograma de 2025 prevê treinamentos presenciais e on-line, elaborados em parceria com técnicos locais para mapear os potenciais e desafios dos sistemas ILPF. O objetivo é impulsionar a renda do produtor na mesma área, garantindo sustentabilidade e promovendo sua emancipação econômica.

“A integração lavoura-pecuária-floresta significa a emancipação do produtor. De que forma? Porque tem uma renda de curto prazo, que são as lavouras de cereais. Tem o gado no médio prazo e o componente florestal no longo prazo. Estamos lá por propósito. As empresas que apoiam a rede são com o propósito de melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano, a vida das pessoas ou a estrada onde andam”, ressaltou Matturro.

Sobre o Sistema ILPF

A ILPF é uma estratégia de produção que combina diferentes sistemas produtivos: agrícolas, pecuários e florestais em uma mesma área, seja em consórcio, sucessão ou em rotação de culturas, gerando benefícios para todas as atividades.

A prática intensifica de modo sustentável o uso da terra, protege e fertiliza o solo, promove a economia de insumos e a consequente redução de custos. Simultaneamente ela eleva a produtividade em uma mesma área, diversificando a produção e as fontes de receita. Além disso, o sistema é ambientalmente correto, com baixa emissão de gases de efeito estufa e capaz de sequestrar carbono da atmosfera.

As culturas agrícolas de grãos (soja e milho) e a produção de fibras (algodão) podem ser utilizadas na ILPF. A modalidade pecuária contempla sobretudo a bovinocultura de corte ou de leite, ao passo que a parte florestal abrange a silvicultura, com destaque, por exemplo, para o plantio de eucaliptos. Diferentemente do que acredita o senso comum, a ILPF pode ser adaptada para pequenas, médias e grandes propriedades em todos os biomas brasileiros.

Texto: Rede ILPF e Ascom Seapi
Edição: Secom

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários