F&J Santos
Folha Popular
Rádio Municipal
Fitness
Ponto Grill
Sicredi
Sala
Raffaelli
Tarzan
APPATA
Mecânica Jaime
Funilaria do Alemão
Niederle
Meganet
Hospital Santo Antonio
Seco
Ipiranga
Rádio Cidade
Unimed
Império
Sicoob
Lazzaretti
Mercado Balestrin
Senado Federal

Vai à sanção Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca

Segue para a sanção do presidente da República o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca, a ser celebrado a...

10/06/2025 13h19
Por: Júlio Santos
Fonte: Agência Senado
Paulo Paim lê parecer de Augusta Brito sobre o projeto, durante reunião da Comissão de Educação e Cultura - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Paulo Paim lê parecer de Augusta Brito sobre o projeto, durante reunião da Comissão de Educação e Cultura - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Segue para a sanção do presidente da República o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca, a ser celebrado anualmente no dia 26 de julho.

O projeto ( PL 2.079/2023 ) foi aprovado nesta terça-feira (10) pela Comissão de Educação e Cultura (CE), em decisão terminativa .

A matéria contou com parecer favorável da senadora Augusta Brito (PT-CE). Durante a reunião da CE nesta terça, o parecer foi lido pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Danças populares

O coco de roda, a ciranda e a mazurca são danças populares muito presentes na Região Nordeste. Em seu parecer, Augusta Brito explica que o coco de roda teve origem nos cantos de trabalho entoados pelos povos africanos escravizados, com estrutura musical baseada em versos improvisados e em uma percussão marcada.

Já a ciranda, ressalta ela, tem origem litorânea, tendo sido historicamente dançada por pescadores e agricultores durante momentos de confraternização e é caracterizada pela dança em roda, onde os participantes seguem os versos entoados por um mestre cirandeiro.

A mazurca, por sua vez, observa ela, tem origem europeia e chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses.

Augusta ressaltou que a criação da data comemorativa é uma forma de valorizar as culturas populares e tradicionais do Brasil. “Além de reconhecer a importância histórica dessas manifestações, a data fortalece o compromisso com sua preservação e difusão, garantindo que continuem a ocupar um espaço significativo na identidade nacional”, afirma a relatora.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários