Funilaria do Alemão
Meganet
Mecânica Jaime
APPATA
F&J Santos
Rádio Cidade
Ponto Grill
Fitness
Tarzan
Seco
Sicoob
Sala
Sicredi
Lazzaretti
Ipiranga
Mercado Balestrin
Unimed
Império
Hospital Santo Antonio
Folha Popular
Raffaelli
Niederle
Rádio Municipal
Tenente Portela

Município participa de diagnóstico socioprodutivo estadual

Administração

10/06/2025 15h16
Por: Júlio Santos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Está em andamento, em Tenente Portela, a segunda etapa do Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva Gaúcho, iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a CUFA RS (Central Única das Favelas). O objetivo da pesquisa é mapear a realidade socioeconômica das famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), com foco na inclusão produtiva e na geração de oportunidades.

Na manhã de terça-feira,10, o visitador Rodrigo Barbosa esteve no gabinete do prefeito Rosemar Sala, acompanhado do vice-prefeito Claudenir Scherer, para apresentar a proposta de trabalho. Em seguida, visitou a Secretaria Municipal de Assistência Social, onde detalhou as ações que estão sendo desenvolvidas no município.

Durante o diagnóstico, Rodrigo percorre os bairros da cidade realizando visitas domiciliares. Devidamente identificado com colete, camiseta e crachá, ele aplica um questionário que reúne informações sobre renda, ocupação e perfil profissional dos moradores em idade ativa. O levantamento visa traçar um panorama preciso das condições sociais e econômicas locais, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes.

A colaboração da população é essencial para a qualidade dos dados. Ao receber o visitador e responder ao questionário, os moradores contribuem diretamente para a construção de estratégias voltadas à capacitação profissional, geração de emprego e à redução das desigualdades sociais.

Lançado em 24 de março, o Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva será aplicado em 133 municípios do Rio Grande do Sul, com a previsão de aplicação de 10.358 questionários. A execução está a cargo da CUFA, seguindo um cronograma que assegura a abrangência e a qualidade dos dados, base para futuras políticas de inclusão social no estado.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tenente Portela

  • Município participa de diagnóstico socioprodutivo estadual
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários