Funilaria do Alemão
Seco
Raffaelli
Hospital Santo Antonio
F&J Santos
Mercado Balestrin
APPATA
Sicoob
Ponto Grill
Rádio Cidade
Ipiranga
Meganet
Unimed
Niederle
Tarzan
Rádio Municipal
Folha Popular
Mecânica Jaime
Fitness
Império
Sala
Lazzaretti
Sicredi
Senado Federal

Aumento da tributação sobre energia solar será tema de debate na CI

A Comissão de Infraestrutura (CI) discutirá os impactos da elevação do Imposto de Importação sobre painéis solares na próxima terça-feira (17).Essa...

10/06/2025 17h39
Por: Júlio Santos
Fonte: Agência Senado
Presidente da Comissão de Infraestrutura, Marcos Rogério quer limites para o Imposto de Importação sobre painéis solares - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Presidente da Comissão de Infraestrutura, Marcos Rogério quer limites para o Imposto de Importação sobre painéis solares - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Infraestrutura (CI) discutirá os impactos da elevação do Imposto de Importação sobre painéis solares na próxima terça-feira (17).

Essa audiência pública foi proposta pelo senador Sergio Moro (União-PR) por meio do requerimento REQ 48/2025 – CI . A solicitação foi aprovada pela CI nesta terça-feira (10).

Moro é o relator do projeto de lei que prevê um teto de 9,6% para a alíquota aplicada a esses produtos ( PL 4.607/2024 ). A proposta é de autoria do presidente da CI, senador Marcos Rogério (PL-RO), e é uma resposta à recente elevação da alíquota para 25%.

Para Marcos Rogério, o novo patamar tarifário pode comprometer o crescimento da energia solar no país, com o encarecimento de projetos e a redução de investimentos no setor. "A alíquota de 25% é abusiva e não tem qualquer efeito benéfico à indústria nacional, que atualmente já não atende à crescente demanda do setor."

Ao defender o projeto, Moro argumenta que a iniciativa "é extremamente interessante, feita para estabelecer uma alíquota máxima de 9,6% referente ao Imposto de Importação incidente sobre células fotovoltaicas".

A audiência pública deve reunir representantes do governo federal, do setor produtivo e de organizações da sociedade civil. Devem ser convidados representantes da Câmara de Comércio Exterior; da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica; da Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica; do Instituto Nacional de Energia Limpa; da empresa Lightsource; e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários