Unimed
Tarzan
Meganet
Mecânica Jaime
F&J Santos
Sala
APPATA
Niederle
Fitness
Ponto Grill
Sicoob
Pizzaria Alcapone
Hospital Santo Antonio
Vento Sul
Sicredi
Portela FM
Mercado do povo
Rádio Municipal
Lazzaretti
Câmara

Comissão aprova compartilhamento de dados para combater crimes transnacionais na fronteira

Texto continua em análise na Câmara

21/01/2026 17h31
Por: Júlio Santos
Fonte: Agência Câmara
kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 4566/24 , que facilita o compartilhamento de informações entre órgãos públicos encarregados de prevenir, investigar e combater crimes transnacionais praticados na faixa de fronteira.

O texto, de autoria do deputado José Medeiros (PL-MT), altera a Lei de Acesso à Informação (LAI) . Uma das mudanças determina que órgãos civis e militares com acesso a dados sobre o trânsito internacional de bens e pessoas na região de fronteira facilitem o compartilhamento dessas informações com outras autoridades responsáveis por infrações penais de caráter transnacional.

Deverão ser compartilhados, entre outro dados:

  • registros de imigrantes;
  • informações de monitoramento de veículos;
  • dados comerciais;
  • imagens de infraestruturas de transporte; e
  • outras informações de inteligência consideradas relevantes.

Diretrizes
Pelo texto, a troca de informações sobre bens e pessoas na faixa de fronteira deverá seguir diretrizes como:

  • confiança interagências, com atuação ética, transparente e eficiente;
  • prevalência da segurança pública sobre o sigilo;
  • preferência por informação processada;
  • integração de bases de dados; e
  • planejamento, preparo e execução orientados por inteligência.

Código Penal
Em outra frente, o projeto altera o Código Penal para aumentar de dois terços até o triplo a pena para o crime de associação criminosa quando ficar comprovada a natureza transnacional da conduta. A medida alinha esse crime ao tratamento já dado à organização criminosa.

Hoje o crime de associação criminosa tem pena prevista de 1 a 3 anos de reclusão.

Parecer favorável
O relator, deputado Coronel Ulysses (União-AC), apresentou parecer favorável ao texto.

“[A proposta] contribui para a integração entre os órgãos públicos que atuam na fiscalização transfronteiriça e, principalmente, para o compartilhamento de informações de natureza estratégica produzido pelas agências de inteligências federais e estaduais, a fim de promover o enfrentamento aos crimes transfronteiriços”, defendeu.

Próximas etapas
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários