Niederle
Rádio Municipal
F&J Santos
Sicredi
Unimed
Fitness
Sala
Sicoob
Vento Sul
Hospital Santo Antonio
Ponto Grill
Portela FM
Tarzan
Pizzaria Alcapone
Lazzaretti
Meganet
Mercado do povo
APPATA
Mecânica Jaime
Senado Federal

CAE promove em julho seminário sobre exploração de minerais estratégicos

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai promover um seminário sobre subsídios e políticas públicas para a exploração de minerais considerados c...

27/05/2025 14h31
Por: Júlio Santos
Fonte: Agência Senado
Renan ressaltou os vários usos estratégicos de minerais como lítio, nióbio e urânio - Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
Renan ressaltou os vários usos estratégicos de minerais como lítio, nióbio e urânio - Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai promover um seminário sobre subsídios e políticas públicas para a exploração de minerais considerados críticos e estratégicos. O debate sugerido pelo presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), está marcado para o dia 1º de julho. O requerimento ( REQ 46/2025 - CAE ) foi aprovado nesta terça-feira (27).

— Minerais como lítio, nióbio e urânio são objeto de cobiça e disputas geopolíticas no mundo, em razão da sua utilização estratégica em setores de ponta, como baterias, instrumentos de precisão, tecnologias militares e transição energética. As reservas desses minerais são outra camada de pré-sal — disse Renan.

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) elogiou a iniciativa.

— Analisando as riquezas minerais do país, enxergamos que tem muita coisa boa para acontecer. Infelizmente, não encontramos os mecanismos corretos para buscar esses recursos e transformá-los em riqueza para todas as regiões do país — disse.

O seminário "Políticas de Minerais Críticos e Estratégicos no Brasil" será composto de duas partes. Na primeira, os senadores vão debater o tema "Desenvolvimento Econômico e Transição energética". Devem ser convidados o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a ex-senadora Kátia Abreu (TO), além de representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e das empresas Sigma Lithium e Vale.

Na segunda parte, a CAE vai analisar o tema "Desafios Legislativos e Regulatórios". Devem ser convidados o advogado Walfrido Warde, especialista em litígios empresariais, e representantes do Ibram e da Agência Nacional de Mineração (ANM).

IOF

Na reunião, a CAE aprovou um requerimento de convocação para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad ( REQ 47/2025 - CAE ). O senador Izalci Lucas (PL-DF) quer explicações sobre o "significativo aumento" do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), feito na semana passada através de um decreto do Poder Executivo. Na convocação a presença do ministro é obrigatória, mas Izalci adiantou que aceita alterar a forma para um convite.

A comissão também aprovou outro requerimento direcionado a Haddad ( REQ 45/2025 - CAE ), solicitando informações sobre o projeto de lei complementar que limita em 30% o comprometimento antual da receita dos municípios com o pagamaento de dívidas com a União ( PLP 224/2019 ). O senador Rogério Carvalho (PT-SE) pede uma avaliação sobre o impacto financeiro da proposta .

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários